Alimentos

13 (boas!) razões para consumir mandioca

A mandioca é um tubérculo muito calórico (tem cerca do dobro das calorias da batata), sendo possivelmente o tubérculo comestível mais energético que existe. Apesar disso, possui uma composição nutricionalmente interessante, sendo que o seu consumo se encontra associado a vários potenciais benefícios. Aqui ficam os principais:
1. A mandioca é muito energética – Como a mandioca é muito calórica, é uma excelente opção para garantir o aporte energético necessário, particularmente em países menos desenvolvidos. Além disso, como a sua composição é maioritariamente composta por hidratos de carbono, é também uma ótima fonte desse macronutrimento. Curiosamente, apesar de ser um tubérculo, a maior parte dos seus hidratos de carbono estão sob a forma de sacarose (cerca de 69%), enquanto o amido corresponde apenas a cerca de 17%.
2. A mandioca não contém glúten – Como já tive oportunidade de referir noutros posts, não tenho nada contra o glúten, mas o facto da mandioca não conter esta proteína torna-a um alimento que pode perfeitamente ser incluído na alimentação das pessoas que sejam intolerantes ao glúten.
3. A mandioca é interessante do ponto de vista nutricional – Além de possuir um teor muito baixo em gorduras, a mandioca apresenta também na sua composição uma elevada quantidade de vitamina C e de várias vitaminas do complexo B, nomeadamente, B1, B3, B6. Além disso, contém também vários minerais, como o zinco, magnésio, cobre, manganês e potássio.
4. A mandioca contribui para a saúde intestinal – A mandioca contém uma quantidade elevada de amido resistente (tipo de fibra), um tipo de amido que, como o próprio nome indica, não é digerido e que, por isso, não é absorvido a nível intestinal. Devido a isto, é utilizado pela microbiota intestinal, contribuindo dessa forma para manter um equilíbrio saudável na mesma e, consequentemente, reduzindo a inflamação intestinal.
5. A mandioca parece ajudar a diminuir o risco de obesidade e diabetes tipo 2 – Devido ao seu elevado teor em fibra (amido resistente), a mandioca apresenta um índice glicémico baixo (44), o que significa que ajuda a evitar picos elevados de açúcar no sangue. Além disso, é utilizada pela microbiota intestinal para produzir ácidos gordos de cadeia curta, que parecem ser benéficos ao nível da diminuição do risco de doenças como a obesidade e a diabetes tipo 2.
6. A mandioca pode ajudar a perder peso – Como contém fibra, a mandioca contribui para que a digestão se torne mais lenta, e, consequentemente, para que a pessoa se sinta saciada durante mais tempo. Esta característica ajuda a diminuir a ingestão alimentar e, consequentemente, diminui o risco de excesso de peso ou obesidade. No entanto, cuidado com o elevado valor energético da mandioca!
7. A mandioca ajuda a hidratar a pele – Se juntar mandioca com mel, um pouco de azeite e umas gotas de limão, tem um hidratante natural para a pele, que além de hidratar também a vai deixar mais macia. Pensa-se que os hidratos de carbono, juntamente com alguns antioxidantes e as saponinas da mandioca são responsáveis por esse efeito.
8. A mandioca parece ajudar a prevenir alguns tipos de cancro – O seu teor em antioxidantes (vitamina C, saponinas e beta-caroteno), bem como o seu efeito promotor da saúde dos glóbulos vermelhos, parecem contribuir para uma diminuição do risco de alguns tipos de cancro.
9. A mandioca pode ajudar a tratar doenças reumáticas – Como contém uma quantidade elevada de magnésio, que é um mineral muito importante para o funcionamento dos músculos e dos ossos, a mandioca contribui para a manutenção da saúde desses tecidos. O elevado teor de vitamina C e de cobre também contribuem para este efeito.
10. A mandioca ajuda a reforçar o sistema imunitário – A mandioca é rica em vitamina C, que é uma vitamina indispensável para o funcionamento do sistema imunitário. Desta forma, diminui o risco de aparecimento de infeções.
11. A mandioca contribui para a saúde cardiovascular – A mandioca contém quantidades elevadas de saponinas, que são moléculas que ajudam a diminuir a quantidade de colesterol existente no sangue, uma vez que se ligam ao colesterol e aos sais biliares no intestino e impedem a sua absorção. Além disso, as saponinas têm também propriedades antioxidantes (tal como a vitamina C e o beta-caroteno), diminuindo dessa forma o risco de aterosclerose.
12. A mandioca pode ser utilizada como exfoliante – A casca da mandioca pode ser utilizada para preparar uma pasta esfoliante. Uma vez que a casca tem obrigatoriamente que ser removida, quando se quer consumir mandioca, esta propriedade é muito interessante, pois tira partido de algo que normalmente seria descartado – a casca da mandioca.
13. As folhas da mandioca são uma excelente fonte de vitamina K – Apesar de normalmente não estarem disponíveis para venda, as folhas da mandioca são muito ricas em vitamina K, que é uma vitamina fundamental para o funcionamento da cascata de coagulação e para a saúde dos ossos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *