Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Alho francês vs. Espargos

Apesar de normalmente quando se fala em legumes, pensarmos em alimentos com folhas verdes, género couve ou alface, na realidade a diversidade que existe nesta família de alimentos é simplesmente incrível. Claro que há muitos legumes que têm folhas verdes, e que são ótimos não apenas em sabor, mas também do ponto de vista nutricional. Mas há também outros que têm uma aparência mais diferente, mas que são igualmente alimentos excelentes. É o que acontece com os dois intervenientes do duelo de hoje. De um lado temos o alho francês, do outro os espargos. Quem será que vai vencer?

Que comece o combate…

 

 

Analisando a tabela verifica-se que os espargos são um pouco menos calóricos, pois possuem menos hidratos de carbono e não contêm gordura. Apresentam ainda um teor de proteína mais elevado, mas menos fibra do que o alho francês. Quanto às vitaminas, este último é uma melhor fonte de vitamina A, B1, B6 e C, ao passo que o teor de vitamina B3, ácido fólico e vitamina E é superior nos espargos. Em relação aos minerais, existe um pouco mais de ferro no alho francês, mas mais potássio, fósforo, magnésio e zinco nos espargos

 

Os espargos são menos calóricos e apresentam uma composição em macronutrientes e em minerais mais rica do que o alho francês.

 

Concluindo, os espargos são os vencedores deste duelo. Além de apresentarem um potencial calórico um pouco mais baixo do que o alho francês, a sua composição em macronutrientes é mais equilibrada, e a riqueza em minerais também é superior. Obviamente que o alho francês também é um alimento excelente, e o facto de ter perdido o duelo não sinifica que não deva fazer parte do nosso padrão alimentar. Aliás, é exatamente o contrário, qualquer um dos alimentos analisados no post de hoje podem e devem ser incluídos de forma rotineira na nossa alimentação, pois além das mais-valias nutricionais que representam, ainda são extremamente deliciosos e versáteis do ponto de vista culinário!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *