Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Ananás (fresco) vs. Ananás (lata)

O ananás é uma fruta incrível, com um sabor deliciosamente refrescante. Além disso, ajuda a fazer a digestão, sendo por isso uma boa sobremesa para refeições mais “pesadas”, ou mesmo como acompanhamento de pratos salgados. Além de se poder consumir o ananás fresco, esta fruta é também muito consumida em conserva, em calda de açúcar. E é exatamente esta comparação que vamos ter no duelo de hoje: ananás fresco contra ananás de lata.

Que comece o combate…

 

Propriedades nutricionais do ananás fresco e do ananás de lata

 

Analisando a tabela verifica-se que o ananás fresco tem menos calorias menos hidratos de carbono, e um pouco mais de proteína e fibra. Por outro lado, a quantidade de gordura no ananás em lata é ligeiramente mais elevada (ainda que na prática esta diferença não tenha grande significado). Em relação às vitaminas, existe mais vitamina A, B3, ácido fólico e C no ananás fresco. Quanto aos minerais, o teor de potássio, fósforo e magnésio é também mais elevado no ananás fresco.

 

O ananás fresco é menos calórico e contém uma composição em macronutrientes, vitraminas e minerais mais interessante do que o ananás em lata.

 

Concluindo, sem grande surpresa o vencedor deste duelo é o ananás fresco. Não só contém cerca de metade das calorias do ananás em lata, como também apresenta uma composição em macronutrientes claramente mais interessante, com um destaque óbvio para a quantidade de hidratos de carbono, que é muito inferior à do ananás de lata. Em relação aos micronutrientes, o ananás fresco volta a destacar-se, tanto nas vitaminas como nos minerais. Portanto, sem dúvida que é preferível comer ananás fresco em vez de ananás de lata, não só do ponto de vista nutricional, mas também em relação ao sabor e textura. O ananás em lata só deve ser consumido se, de facto, não for possível optar pela versão natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *