Os frutos secos gordos (que eu vou mencionar neste post apenas como frutos secos), também conhecidos como frutos oleaginosos, têm vivido um aparente estado de graça nos últimos tempos. Estou a falar de nozes, avelãs, amêndoas, cajus, … Ainda me lembro de ser criança e de associar o consumo de frutos secos a épocas específicas do ano, nomeadamente o Natal, mas neste momento muitas pessoas consomem-nos com regularidade. Aliás, a prova disso mesmo é que são uma presença constante em despensas, sacos de treino e bolsas. Um dos motivos que justifica este boom no consumo de frutos secos é a associação que tem vindo a ser feita entre este hábito e a perda de peso. Mas será que os frutos secos são mesmo uma boa opção para quem quer emagrecer, ou será mito?
Em primeiro lugar, queria deixar bem claro que estes alimentos são verdadeiras “bombas nutritivas”. Ou seja, são extremamente ricos em muitos nutrientes diferentes, nomeadamente gordura insaturada, fibra (mais informações sobre a fibra neste post), vitaminas (mais informações sobre as vitaminas neste post), minerais (mais informações sobre os minerais neste post) e antioxidantes (mais informações sobre os antioxidantes neste post). Portanto, do ponto de vista nutricional são alimentos muito interessantes, pois têm uma composição nutricional fantástica! No entanto, a acompanhar esta riqueza nutricional, está também uma quantidade enorme de calorias, principalmente porque são alimentos muito gordos, e a gordura é de longe o macronutriente mais calórico (mais informações sobre as calorias dos macronutrientes neste post). Para ter uma ideia, os frutos secos têm tendência a apresentar mais calorias do que a maior parte dos chocolates!!!
Apesar de serem muito nutritivos, os frutos secos são extremamente calóricos, pelo que a sua ingestão deve ser evitada por parte de quem quer perder peso.
A associação entre o consumo de frutos secos e o emagrecimento deve-se essencialmente ao facto de estes conterem quantidades significativas de fibra e gordura, que são dois macronutrientes que induzem a sensação de saciedade. No entanto, além de serem extremamente calóricos o que, só por si, já os torna um aliado no mínimo perigoso para quem quer perder peso, também são bastante viciantes. Para a grande maioria das pessoas é bastante difícil comer apenas uma pequena quantidade de frutos secos, sendo que quando se come “apenas mais 2 ou 3”, pode-se estar, na realidade, a aumentar significativamente a ingestão calórica. Por tudo isto, na minha opinião os frutos secos não são uma boa opção para a maior parte das pessoas que quer perder peso, a não ser que exista de facto um grande auto-controlo na sua ingestão, e na ingestão dos restantes alimentos durante o dia…