Alimentos

8 (boas!) razões para consumir acelgas

A composição nutricional das acelgas é notável (mais informações sobre as acelgas neste post)! Se a isto juntarmos uma elevada versatilidade culinária (mais informações sobre como consumir acelgas neste post), facilmente se percebe que são vários os motivos para incluir este fantástico hortícola na sua alimentação, tais como:


1. São ricas em fibra – A fibra é um macronutrimento fundamental para o correto funcionamento do nosso corpo (mais informações sobre a fibra neste post). Além de promover um melhor funcionamento do intestino, pois acelera o trânsito intestinal, também contribui para um equilíbrio saudável entre as bactérias que habitam o nosso intestino (mais informações sobre a microbiota intestinal neste post), com reflexos diretos na saúde de todo o corpo, e não apenas do intestino.


2. São uma excelente fonte de vitamina K – As acelgas são um dos alimentos mais ricos em vitamina K (para ter uma ideia, menos de 10g fornecem 100% da dose diária recomendada desta vitamina). Como consequência, são fundamentais para o funcionamento do sistema circulatório, mais concretamente da coagulação sanguínea.


3. São ricas em antioxidantes – As acelgas apresentam vários antioxidantes na sua composição, em quantidades muito interessantes. A este nível é de destacar o seu teor em vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e pelo menos 13 tipos de polifenóis, 19 tipos de betaxantinas e 9 tipos de betacianinas, incluindo a quercetina, campferol, rutina e vitexina. Dito de uma forma simples, os antioxidantes são substâncias que protegem as nossas células contra potenciais danos que ocorrem no dia-a-dia. Consequentemente, são importantes para atrasar o envelhecimento e para prevenir o aparecimento de vários tipos de doenças.

 

As acelgas são uma excelente fonte alimentar de fibra, vitamina K e antioxidantes.

 


4. Contribuem para a saúde dos ossos – A estrutura dos ossos depende da integridade dos seus componentes. A vitamina K é um micronutriente (mais informações sobre os micronutrientes neste post) que é indispensável para a produção de uma proteína do osso. Devido a isso, o consumo de acelgas contribui para a saúde óssea.


5. Contribuem para manter baixos os níveis de açúcar no sangue – As acelgas apresentam uma composição que ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Neste contexto há a destacar não só o facto de serem uma boa fonte de fibra, mas também porque contêm na sua composição uma substância chamada ácido alfa-lipóico e outra chamada ácido siríngico, que parecem melhorar a sensibilidade à insulina (hormona responsável por diminuir os níveis de açúcar no sangue).


6. Contribuem para manter um peso mais baixo – As acelgas reúnem duas das principais características que os alimentos aliados de um baixo peso devem ter: são pouco calóricas e são ricas em fibra. Ou seja, apesar de não terem um impacto significativo na ingestão energética de quem as consome, podem ter um papel importante na sensação de saciedade.

 

O consumo de acelgas tem vindo a ser associado a uma melhor saúde óssea, a uma maior estabilidade nos níveis de açúcar no sangue e à manutenção de um peso mais baixo.

 


7. Diminuem o risco de doenças cardiovasculares – O consumo de acelgas contribui para diminuir o risco de doenças cardiovasculares devido a vários fatores. Em primeiro lugar, contêm uma quantidade significativa de potássio, que é um mineral muito importante para manter a pressão arterial mais baixa (mais informações sobre esse assunto neste post). Em segundo lugar, como as acelgas pertencem à família da beterraba, também apresentam quantidades significativas de nitratos. Estas substâncias ajudam a manter as artérias mais dilatadas, o que contribui para que a pressão sanguínea seja mais baixa. Em terceiro lugar, a riqueza em fibra das acelgas torna-a um bom aliado para manter os níveis de colesterol mais baixos. Em quarto lugar, os antioxidantes presentes nas acelgas protegem as artérias dos danos oxidativos que estão na origem da maioria das doenças cardiovasculares.


8. Diminuem o risco de cancro – As acelgas são muito ricas em antioxidantes, contribuindo dessa forma para proteger as nossas células contra lesões que podem, um dia mais tarde, estar na origem do aparecimento de um cancro. Neste contexto, há uma substância presente nas acelgas que tem merecido algum destaque, que se chama vitexina, que parece ser particularmente importante na prevenção do cancro do cólon. Também as betalaínas, que além de serem as reponsáveis pelas diferentes colorações dos caules são também uma classe importante de antioxidantes existente nas acelgas, parecem ser uma boa ajuda na prevenção do cancro.

 

Um menor risco de doenças cardiovasculares e de aparecimento de vários tipos de cancro são alguns dos potenciais benefícios associados ao consumo de acelgas.

 


Como pode constatar, não faltam motivos para não consumir com alguma regularidade acelgas. A sua saúde agradece…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *