As acelgas são um hortícola de folha verde que tem algumas parecenças com alguns tipos de couve, mas não pertencem à mesma família. Na realidade, as acelgas pertencem à mesma família que outros hortícolas bem conhecidos, como os espinafres ou a beterraba. Apesar de acelga ser o seu nome mais conhecido, podem ainda ser chamadas de couve Romana, espinafre-beterraba ou beterraba prateada. Existem muitas variedades de acelgas, sendo que a sua imagem de marca é a possibilidade de apresentarem caules e veios nas folhas de cores muito variáveis, que incluem o branco, amarelo, laranja, vermelho, rosa ou roxo. Ou seja, além da sua elevada riqueza nutricional, são ainda donos de uma beleza natural invejável!
As acelgas não são muito exigentes do ponto de vista de condições de solo (crescem em solos pobres em minerais) e clima (não necessitam de muita água e luz), pelo que são encontradas um pouco por todo o mundo. A sua origem remonta à bacia do Mediterrâneo, berço de um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo – a Alimentação Mediterrânica (mais informações sobre esse assunto neste post). A título de curiosidade, o primeiro registo de utilização de acelgas na culinária foi na Sicília (há mais de 2500 anos!). As acelgas foram originalmente identificadas e classificadas por um botânico Suíço em 1753, e por isso em inglês são designadas como Swiss Chard (traduzido literalmente como cardo Suíço).
As acelgas são um hortícola de folha verde e caules coloridos, que é usada há muito tempo na Alimentação Mediterrânica.
Tal como os restantes hortícolas de folha verde, as acelgas apresentam uma composição nutricional muito interessante, tanto ao nível das vitaminas como dos minerais, possuindo ainda quantidades significativas de vários compostos bioativos. E o melhor é que tudo isto vem acompanhado por muito poucas calorias! Devido à sua riqueza nutricional, as acelgas são utilizadas em diversas medicinas tradicionais, em casos de alergias, obstipação e dor articular.
O que é que se pode encontrar em 100g de acelgas?
– 19 kcal
– 3,7g hidratos de carbono
– 1,8g proteína
– 0,2g gordura
– 1,6g fibra
– 1038% da DDR (dose diária recomendada) de vitamina K
– 122% da DDR de vitamina A
– 50% da DDR de vitamina C
– 20% da DDR de magnésio
– 18% da DDR de manganês
– 11% da DDR de potássio
– 10% da DDR de ferro
Curiosidade: Sabia que as acelgas são um dos hortícolas que está atualmente a ser cultivado no espaço, mais concretamente, nas estações espaciais?