Alimentos

6 (boas!) razões para consumir uvas passas

As uvas passas são uvas secas (mais informações sobre as uvas passas neste post), que além de serem deliciosas e muito versáteis na culinária (mais informações sobre como consumir uvas passas neste post), são ainda um alimento muito nutritivo. Devido a isso, o seu consumo tem vindo a ser associado a vários potenciais benefícios:


1. São ricas em fibra – As uvas passas fornecem uma grande quantidade de fibra, sendo que 100g das mesmas contêm mais de 6% deste macronutrimento tão importante (mais informações sobre a fibra neste post). Como consequência, contribuem para acelerar o trânsito intestinal, e para manter um equilíbrio saudável na microbiota intestinal (mais informações sobre a microbiota intestinal neste post).


2. Contribuem para a saúde dos olhos – As uvas passas contêm na sua composição um conjunto de moléculas chamadas de polifenóis. Estas substâncias ajudam a proteger os olhos contra danos que vão ocorrendo à medida que envelhecemos, e que vulgarmente originam degeneração da mácula ou cataratas.


3. Contribuem para a saúde dos dentes – Além de conterem uma quantidade relevante de cálcio, as uvas passas possuem ainda na sua composição uma substância chamada ácido oleanólico, que se sabe que tem um efeito protetor nos dentes ao nível da prevenção das cáries, porque impede que as bactérias se multipliquem. No entanto, nunca é de mais relembrar que as uvas passas contêm grandes quantidades de açúcar, pelo que, obviamente, o seu potencial benefício ao nível da saúde oral não substitui a necessidade de manter uma higiene oral adequada.

 

Além de serem uma excelente fonte de fibra, as uvas passas contribuem ainda para manter a saúde dos olhos e dos dentes.

 


4. Ajudam a prevenir a anemia – As uvas passas são ricas em ferro (mais informações sobre o ferro neste post), que é um mineral indispensável para a produção e funcionamento dos glóbulos vermelhos. Umas das principais causas de anemia é a carência de ferro, pelo que o consumo de uvas passas pode ajudar a prevenir este problema.


5. Ajudam a prevenir problemas cardiovasculares – A quantidade de potássio que existe nas uvas passas é elevada. O potássio é um mineral que contribui para manter a pressão arterial mais baixa (mais informações sobre esse assunto neste post), sendo que a hipertensão é, de forma direta e indireta, o principal fator responsável pelas doenças cardiovasculares que, por sua vez, são a principal causa de morte nos países desenvolvidos.


6. Ajudam a prevenir o aparecimento de cancros – As uvas são ricas em substâncias com potencial antioxidante. Consequentemente, como as uvas passas são uvas com menos água, estas substâncias são encontradas de forma concentrada nas mesmas. De uma maneira geral os antioxidantes protegem as células contra os danos que ocorrem diariamente, e, em particular, contra algumas das lesões que estão na origem de vários tipos de cancro.

 

O consumo de uvas passas pode ajudar a prevenir vários problemas de saúde, tais como a anemia, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de cancro.

 


Para terminar, queria destacar que as uvas passas são um alimento muito calórico, pois contêm todo o açúcar das uvas (que por si só já são das frutas mais calóricas que existem), mas mais concentrado. Devido a isso, apesar de serem nutritivas, o seu consumo deve ser efetuado com (muita) moderação. Além disso, o facto de conterem uma quantidade elevada de fibra, pode fazer com que, para algumas pessoas, o trânsito intestinal fique demasiado acelerado, originando episódios de diarreia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *