Mito ou verdade

Mito ou Verdade: Não se deve comer logo a seguir a fazer exercício, porque o corpo absorve tudo

A prática de exercício físico é o grande aliado da alimentação, no sentido de promover um estilo de vida saudável e uma composição corporal adequada. No entanto, nem sempre é fácil conciliar os dois, principalmente quando o objetivo é perder peso ou manter um peso baixo. Isto porque o exercício físico ajuda o nosso corpo a gastar calorias, que são obtidas a partir dos alimentos (ou das reservas corporais). Devido a isso, vão-se criando várias ideias acerca de como otimizar os dois fatores no sentido de atingir os objetivos de cada um. Frequentemente ouve-se dizer que não se deve comer depois do treino, porque o corpo vai absorver tudo. Será que esta ideia está certa, ou será mais um mito?


Em primeiro lugar, importa esclarecer o que significa este conceito de “absorver tudo”. Normalmente é utilizado no sentido de salientar que tudo o que é ingerido é acumulado sob a forma de reservas de gordura. Quando fazemos exercício físico, provocamos uma descida dos níveis de açúcar no sangue, bem como das reservas do nosso corpo (de açúcar sob a forma de glicogénio, e de gordura sob a forma de triglicéridos). Devido a isso, é normal que após o exercício físico, o que é ingerido seja parcialmente utilizado para repor parte do que foi gasto durante o mesmo (nomeadamente ao nível do glicogénio muscular), mas isso não significa que vai ser tudo canalizado para o armazenamento. Na realidade, durante o exercício físico o músculo sofre pequenos (ou grandes!) danos, que promovem a inflamação e que fazem com que haja necessidade de gastar recursos para o reconstruir. Portanto, o exercício físico não faz com que o organismo tenha tendência para acumular mais reservas do que as que tinha anteriormente.

 

Após o exercício físico, o que se come é utilizado para reconstruir o músculo e para repor parte do que foi gasto durante o mesmo.

 


Resumindo, após a prática de exercício físico, é necessário repor os níveis de açúcar no sangue e nos músculos. Além disso, é também fundamental reparar e reconstruir os músculos que foram utilizados durante o mesmo. Ou seja, somando tudo, facilmente se percebe que não só está errado dizer que o corpo vai “absorver tudo”, como é particularmente benéfico comer após a realização de atividade física, no sentido de permitir uma recuperação adequada. Claro que devem existir regras em relação ao que se come e a quanto se come, mas é muito importante comer após o exercício físico.


Conclusão: MITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *