Apesar de já ser conhecida e consumida há muito tempo, a batata doce é um dos alimentos que mais popularidade ganhou nos últimos anos. Curiosamente, grande parte dessa fama baseia-se em ideias que nem sempre estão corretas… Por exemplo, a batata doce é mais calórica do que a batata tradicional, contém mais açúcar e menos proteína. Mas não é sobre as suas características nutricionais que irei falar hoje. Tal como acontece com a batata convencional, à medida que vai envelhecendo a batata doce vai começando a grelar, ou seja, começa a exibir à superfície pequenos rebentos. Quando isso acontece, há muitas pessoas que afirmam que a mesma já não pode ser consumida, pois é venenosa. Será mito, ou será verdade?
Quando uma batata doce grela, significa que já está preparada para dar origem a uma nova planta. Ou seja, é de esperar que na sua composição ocorram algumas transformações significativas. Na realidade, os rebentos, e a parte da batata mais próxima dos mesmos torna-se mais rica numas substâncias chamadas de glicoalcalóides, nomeadamente solanina e chaconina. Globalmente estas substâncias apresentam potencial para serem tóxicas para o ser humano (mas não necessariamente venenosas, no sentido letal da palavra), quando consumidas em doses superiores a 20mg por cada 100g de batata. Quando a batata doce se encontra grelada, a maior parte dos glicoalcalóides concentram-se nos próprios rebentos (que são descartados na altura de preparar a batata), sendo que, quando descascada, a batata doce apresenta normalmente valores que não excedem as 4,5mg dessas substâncias, por cada 100g de batata.
Quando grelada, a batata doce contém glicoalcalóides, que são substâncias potencialmente tóxicas, mas em concentrações muito baixas.
Portanto, apesar de as batatas doces greladas conterem substâncias potencialmente tóxicas, a sua concentração é normalmente muito baixa, e encontra-se localizada preferencialmente nos rebentos e nas partes da batata mais próximas desses rebentos. Por isso, não precisa de deitar fora a batata, basta descascá-la e descartar o pedaço grelado. Claro que quando uma batata doce está grelada, a sua textura e eventualmente, o seu sabor, ficam alterados, o que pode diminuir a sua aceitação, mas não é venenosa para quem a consome.