A sobremesa é, tradicionalmente, a parte da refeição onde muitos dos “pecados alimentares” ocorrem. Por causa disso, muitas pessoas tentam arranjar alternativas aos doces/gelados/chocolates que podem ser consumidos no final da refeição. Um dos alimentos consumidos com regularidade à sobremesa é o iogurte. A prova disso mesmo é que nas cantinas (escolares ou do trabalho), há quase sempre iogurte como opção. Mas será que este alimento é uma boa opção para ser consumido no final da refeição?
Antes de dar a minha opinião, quero deixar bem claro que considero o iogurte um alimento fantástico, pois consegue aliar toda a riqueza nutricional do leite a um efeito probiótico significativo (mais informações sobre probióticos neste post). Claro que tudo depende de qual o iogurte considerado, pois atualmente existem dezenas de variedades diferentes, mas globalmente é um alimento nutricionalmente muito interessante. Sendo feito a partir de leite, trata-se de um alimento rico em cálcio. E este é um aspeto particularmente importante para o post de hoje… Quando presente em quantidades elevadas, o cálcio diminui a capacidade do intestino absorver ferro. As refeições onde tradicionalmente se consome mais ferro são o almoço e o jantar, ou seja, dito de uma forma mais simples, o consumo de iogurte como sobremesa em qualquer uma dessas refeições faz com quem o consome não se consiga tirar partido de todo o ferro ingerido.
O cálcio diminui a absorção intestinal de ferro, por isso o iogurte não deve ser consumido como sobremesa.
Portanto, o iogurte é um alimento que pode e deve ser consumido diariamente, mas nunca à sobremesa. Consuma-o ao pequeno-almoço, a meio da manhã, a meio da tarde ou mesmo à ceia, e dessa forma vai usufruir de toda a riqueza nutricional do iogurte, sem comprometer a absorção do ferro do almoço e do jantar. Aproveito para deixar um modesto mas sentido apelo: Por favor parem de colocar iogurtes como sobremesa nas cantinas escolares, pois sem dúvida que a melhor opção para terminar a refeição é a fruta…
2 Comments
Adriana Campos
Mito ou verdade: não se deve consumir iogurte como sobremesa
Amei encontrar este texto. Tenho muita dificuldade em fazer a cuidadora e meu pai entenderem isso . Pois insistem em Dar todos os dias pra minha mãe, q tem 78 anos, após o almoço, 1 yogurte sendo q ela já consome de manhã e a tarde no lanche fora o consumo de leite desnatado
Poderia envia.lo para meu É.mail? Aguardo muito em breve seu retorno
campos.adriana@hotmail.com
João Rodrigues
Bom dia, vou enviar por email já a seguir.