A canela acelera o metabolismo?
Mito ou verdade

Mito ou Verdade: A canela faz emagrecer

Possivelmente a principal área de intervenção para a maior parte dos nutricionistas é a perda de peso. E é também aqui que se estão presentes os maiores desafios para os profissionais de nutrição, pois na internet encontra-se todo o tipo de informação relacionada com a perda de peso, que faz com que haja alimentos que são simultaneamente bons e maus para perder peso, e outros que são até verdadeiros “milagres”. Mas como a nutrição é uma ciência, e não uma religião, mais do que milagres, é preciso é haver certezas cientificamente provadas. São muitos os alimentos que têm vindo a ser associados à perda de peso, tais como a célebre água com limão (mais informações sobre este assunto aqui), o chá, a gelatina light (mais informações sobre este assunto aqui), o café (mais informações sobre este assunto aqui), o gengibre ou a canela. O Mito ou Verdade de hoje vai ser sobre este último. Será que a canela faz mesmo emagrecer?


Há muita gente que aumenta o consumo da canela quando quer perder peso. A justificação para isso é que supostamente a canela acelera o metabolismo, e dessa forma faz com que o nosso corpo gaste mais calorias. Na realidade, atualmente não existe evidência científica que demonstre que a canela tenha impacto na taxa metabólica. Provavelmente esta ideia surgiu por causa de um artigo científico que foi publicado há alguns anos, no qual se verificou que diabéticos que tomaram suplementos de canela perderam mais peso do que diabéticos que não tomaram esses suplementos. No entanto, este estudo envolveu um grupo demasiado pequeno de pessoas para se poder extrapolar as conclusões. Além disso, não envolveu pessoas não diabéticas. Desde então várias pessoas tentaram demonstrar o efeito da canela na aceleração do metabolismo, mas sem sucesso. O problema é que ao mesmo tempo começaram a surgir cada vez mais pessoas a defender que a canela faz perder peso e já se sabe que uma mentira repetida muitas vezes, infelizmente corre sérios riscos de se tornar “verdade”!

 

Ao contrário do que é defendido por muita gente, a canela não afeta a taxa metabólica, e por isso não faz emagrecer.

 


Portanto, até prova em contrário a canela não faz emagrecer. No entanto, é um alimento com muitos potenciais benefícios, nomeadamente devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, como o seu sabor é normalmente associado a doces, a utilização de canela pode fazer com que haja menos necessidade de utilizar açúcar em sobremesas, papas de aveia ou no café, por exemplo. Ou seja, indiretamente pode contribuir para que se consumam menos calorias. Por isso, se gosta de canela, use-a à vontade (a não ser que tenha alguma condição médica que o impeça), não porque faz emagrecer, mas sim porque além de ser muito saborosa, é pouco calórica mas muito nutritiva.


Conclusão: MITO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *