O bicarbonato e as propriedades nutricionais dos hortícolas
Mito ou verdade

Mito ou Verdade: Cozer os legumes com bicarbonato de sódio altera as suas propriedades nutricionais

Quem é que nunca foi a um restaurante e reparou que normalmente os hortícolas cozidos têm uma cor verde impecável? Brócolos, feijão verde, ervilhas, têm sempre uma verdura que quase nunca se consegue obter em casa. Na realidade, é muito fácil de obter o mesmo resultado em casa, basta juntar um pouco de bicarbonato de sódio à água na qual os hortícolas serão cozidos. Este “truque” é algo que já é utilizado há muitas gerações (lembro-me perfeitamente de ver a minha avó a fazer isso…), mas que atualmente tem caído em desuso, pois tem sido referido que do ponto de vista nutricional pode causar alterações importantes. Será que esta ideia está correta?


Começando pelo início, de facto não há dúvidas que o bicarbonato ajuda a manter a cor verde dos hortícolas. Mais concretamente, o bicarbonato vai impedir que a água de cozedura se torne ácida, pois é essa acidez que faz com que o pigmento verde dos hortícolas (chamado clorofila) vá sendo gradualmente transformado numa substância com um tom mais amarelo (feofitina). No entanto, a sua presença também acelera a destruição de alguns nutrimentos, afetando de forma particular a vitamina C.

 

A presença de bicarbonato na água de cozedura mantém a cor verde dos hortícolas, mas leva a uma maior destruição da vitamina C.

 


Portanto, apesar de ajudar a preservar a cor verde dos hortícolas, a presença de bicarbonato vai aumentar a quantidade de vitamina C que é destruída durante a cozedura, o que empobrece nutricionalmente os mesmos. Eu sei que “os olhos também comem”, e que a manutenção de uma cor verde melhora a aceitação dos diferentes hortícolas, mas na minha opinião as perdas nutricionais fazem com que a utilização de bicarbonato na cozedura seja uma má opção. O ideal é não adicionar nada à água (exceto temperos), e tentar que a cozedura dure apenas o tempo necessário para que os hortícolas fiquem com a consistência que pretende. Se não exceder esse tempo, a cor verde permanecerá igualmente intensa…

 

Conclusão: VERDADE!

6 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *