Hoje decidi escrever sobre algo fantástico que nem sempre tem o destaque que merece: a sopa. Peço desculpa a quem não é Português, mas a gastronomia Portuguesa tem, provavelmente, as melhores sopas do Mundo! Por isso, já estava na hora de ter um post dedicado exclusivamente a ela…
Seja em termos de sabor, variedade, ou riqueza nutricional, a sopa é, sem dúvida, uma comida fantástica! Começaria por destacar exatamente a parte nutricional da sopa. Eu diria que, dificilmente, haverá outra comida que apresente uma composição nutricional tão rica como a sopa, e com tão poucas calorias. Um prato de sopa tem, em média, cerca de 100-150 calorias. E é fácil de perceber porquê… A maior parte da sopa é água. E esta característica, por si só, é muito importante, pois o consumo de sopa promove a hidratação. Muitas pessoas não têm o hábito de ir bebendo água durante o dia, e uma excelente forma de garantir que consomem a água que necessitam, é escolhendo alimentos ricos em água, tais como sopa ou fruta, por exemplo. Apesar de ter uma quantidade muito baixa de calorias, é uma excelente fonte de fibra, vitaminas, minerais, antioxidantes, e outros compostos bioativos. Ou seja, é o verdadeiro 2 em 1! Fornece poucas calorias mas muitos nutrientes, e por isso se diz que a sopa é nutricionalmente muito densa.
Um prato de sopa tem 100-150 calorias, mas é uma excelente fonte de fibra, vitamina, minerais e antioxidantes. Além disso, ajuda a manter a hidratação do nosso corpo.
Obviamente que falar em composição nutricional da sopa é sempre um assunto complexo, pois há dezenas de sopas diferentes, umas mais interessantes do que outras. Tradicionalmente, aqui em Portugal considera-se que a sopa é um caldo de legumes, e por isso eu diria que salvo algumas exceções, a sopa não deve conter carne, peixe ou, muito menos, enchidos e fumados. Na minha opinião só se justifica a inclusão desses alimentos (exceto os enchidos e fumados), se o objetivo for substituir o prato seguinte pela própria sopa. Claro que se a sopa tiver este tipo de alimentos, a sua composição nutricional pode sofrer alterações muito significativas…
Curiosamente, há algumas ideias erradas que, involuntariamente, se vão mantendo… Em primeiro lugar, a sopa ainda é, muitas vezes desvalorizada (infelizmente!). Basta pensar que normalmente nos referimos ao prato de carne ou peixe como “prato principal”, quando muitas vezes este é nutricionalmente bem menos interessante do que a sopa! Esta ideia vem dos tempos em que, infelizmente para muitas famílias, a maior parte das refeições eram apenas sopa, pois não havia dinheiro nem disponibilidade de carne ou peixe. E tradicionalmente a sopa foi sendo desvalorizada, sendo muitas vezes considerada o alimento dos pobres. Aliás, a ideia de colocar gordura animal na sopa, como toucinho, por exemplo, era exatamente para tornar a sopa mais calórica e, de preferência, com sabor a carne.
A composição da sopa pode ser muito variável, mas na grande maioria dos casos não deve conter carne, peixe, enchidos ou fumados.
O consumo de sopa está, muitas vezes, envolvido em ideias ou rituais que nem sempre estão corretos. Há quem diga, por exemplo, que basta comer diariamente sopa numa refeição (na maior parte das vezes ao jantar). Confesso que não encontro nenhuma justificação para se pensar dessa forma, pois se a sopa é uma comida com inúmeros benefícios, porque é que havemos de a comer apenas uma vez por dia? Outra ideia que também não me parece a mais correta é associar a sopa apenas aos dias mais frios. A sopa é excelente todo o ano, seja com tempo quente ou frio. Claro que nos dias quentes não apetece comer comida tão quente, mas pode sempre comer a sopa mais fria. Além disso, por causa da hidratação, a sopa é particularmente interessante no verão. Por último, em relação ao que coloca na sopa, deve tentar fazer sopas mais simples, com cerca de 5 hortícolas diferentes (mais informações sobre este assunto aqui), de forma a variar o sabor, cor e textura da sopa. E porque não aproveitar a sopa para comer alguns hortícolas que, de outra forma, não os comeria?
Portanto, o consumo de sopa está associado a muitos benefícios nutricionais e alimentares, e por isso deve ser algo que deve fazer parte do dia-a-dia alimentar de (quase) todos. Deve-se comer sempre sopa ao almoço e ao jantar, durante todo o ano. O consumo de sopa tem vindo a diminuir, e por isso cabe a todos nós mantermos bem viva a tradição de comer sopa. Claro que se pontualmente não se comer sopa, não é grave, mas a regra deve ser consumir sempre sopa! Comer sopa não é pensar apenas no nosso presente, mas sim no futuro…
A sopa deve ser consumida todos os dias, de preferência duas vezes por dia (ao almoço e ao jantar). Opte por sopas simples, e varie a sua composição, para poder tirar partido do sabor, cor e textura dos diferentes hortícolas.