Alimentos

Quinoa: como consumir?

Atualmente já é possível comprar quinoa com bastante facilidade, e o seu preço não é muito elevado. Além das lojas especializadas, de produtos naturais, também está disponível na maioria dos hipermercados, principalmente nos que têm uma área dedicada à alimentação mais saudável. Portanto, não tem motivo para não experimentar… 🙂
As sementes de quinoa, independentemente da variedade, são cozinhadas de forma idêntica. Em primeiro lugar, devem ser muito bem lavadas. Como são sementes pequenas e leves, aconselho a utilizarem um coador, para evitar as perdas. Este processo de limpeza é muito importante para remover as impurezas que possam existir, mas também para eliminar as saponinas, que são umas moléculas que revestem as sementes e conferem à quinoa um travo amargo. Se for particularmente sensível ao sabor amargo, ou se tiver crianças em casa, não se esqueça de lavar bem as sementes de quinoa, pois se não o fizer pode sentir o travo amargo e isso pode ser o suficiente para passar a não gostar da quinoa!
Apesar de ser uma semente comestível, é designada por “pseudo-cereal”, pois é uma semente que é confecionada e comida de forma semelhante aos cereais, podendo ser utilizada como acompanhamento nas refeições principais. Como tem um potencial de hidratação elevado, a quinoa deve ser cozinhada no dobro da água, durante 15 minutos. Apresenta um sabor bastante neutro, e uma textura um pouco crocante. Quem não gostar do sabor da quinoa, não deve deixar de a comer por isso, pois é possível modificar esse sabor através de várias estratégias. Por exemplo, pode cozinhar a quinoa com cenoura, tomate, brócolos, etc., tal como se faz com o arroz. Também pode dar-lhe um sabor diferente, torrando as sementes juntamente com a cebola do refogado, antes de adicionar a água. Outras possibilidades de utilização da quinoa são em saladas, sopas, almôndegas ou hambúrgueres vegetarianos, em legumes recheados, ou até mesmo em sushi, como substituto do arroz.
Pode também utilizar a quinoa à sobremesa, ou ao pequeno-almoço ou intervalos entre refeições, combinando-a com fruta, iogurte, outras sementes, queijo fresco, mel, etc. É uma questão de dar asas à sua criatividade, pois são sementes muito versáteis. Adicionalmente, se triturar a quinoa vai obter uma farinha muito saborosa, que pode utilizar em vez da farinha de trigo para preparar pão, bolos, bolachas, etc… Nalguns países da América do Sul, nomeadamente no Perú, a quinoa é também usada para preparar uma bebida fermentada semelhante à cerveja.
A quinoa deve ser armazenada num recipiente hermético, num local frio e sem grandes oscilações de temperatura.
Dica: apesar de ser muito rica em vários minerais, a quinoa apresenta também na sua composição uma molécula chamada ácido fítico. Essa molécula diminui a absorção intestinal de vários sais minerais, porque se liga a estes. Para evitar este problema, deve demolhar a quinoa antes de a cozinhar, ou, eventualmente, germinar as sementes. Em ambos os processos, o conteúdo em ácido fítico da quinoa diminui significativamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *