Alimentação que eleva o ácido úrico
Nutrição geral

12 alimentos que podem fazer aumentar os níveis de ácido úrico

Recentemente escrevi sobre o ácido úrico, e sobre a gota, que é uma doença na qual o ácido úrico está em excesso e forma cristais nas articulações (pode ler esse post aqui). Apesar de a genética poder ter um papel importante na doença, em muitos casos trata-se de um problema com uma forte componente comportamental, nomeadamente ao nível da alimentação. São vários os alimentos que podem fazer elevar os níveis de ácido úrico no sangue, sendo que estes devem ser evitados não só por parte de quem quer evitar ter um excesso deste, mas também para prevenir o aparecimento de crises de gota, em quem já sofre do problema. Aqui fica uma lista dos principais alimentos que podem promover um aumento da concentração de ácido úrico no sangue:


Vísceras de animais – Alimentos como o fígado e os rins são muito ricos em purinas. Como o ácido úrico é produzido a partir da degradação de purinas, quanto mais elevado for o consumo destas, maior a produção de ácido úrico.


Cérebro – Até ao final dos anos 80, o cérebro era um alimento bastante consumido, principalmente pelas crianças. Atualmente já não se consome muito, mas trata-se de um alimento muito rico em purinas.


Carne de caça – A carne de caça é, tradicionalmente, uma carne muito rica em purinas. Neste contexto, a carne de faisão e veado devem ser particularmente evitadas.


Carne vermelha – Tradicionalmente a chamada “carne vermelha” é uma excelente fonte de purinas. Também por causa disso o seu consumo deve ser moderado. A este nível, a carne de animais jovens, e em particular a carne de vitela, contêm grandes quantidades de purinas.

 

Alimentos como as vísceras (fígado e rins), cérebro, carne de caça (faisão e veado) e carne vermelha devem ser evitados por parte de quem tem excesso de ácido úrico no sangue.

 


Peixe gordo – A maior parte do peixe gordo, tal como sardinhas, cavala, arenque, anchovas, atum ou truta, contêm grandes quantidades de purinas. Ou seja, o seu consumo deve ser moderado para evitar um aumento na quantidade de ácido úrico no sangue.


Marisco – São vários os mariscos que podem fazer elevar os níveis de ácido úrico no sangue. Neste contexto eu destacaria como principais fontes de purinas as vieiras, caranguejos e camarões.


Caviar – Se é um apreciador desta iguaria deve ter em atenção que a quantidade de purinas que contém é muito elevada.

 

Peixe gordo, alguns tipos de marisco (vieiras, caranguejos e camarões) e caviar podem fazer aumentar os níveis de ácido úrico.

 


Álcool – Quando alguém tem excesso de ácido úrico no sangue, uma das primeiras alterações alimentares que deve efetuar é diminuir significativamente o consumo de álcool (o ideal será mesmo deixar de consumir bebidas alcoólicas). Sabe-se que o álcool promove um aumento de ácido úrico no sangue, e por isso deve ser evitado ao máximo por quem sofre desse tipo de problema. O aumento de ácido úrico causado pelo álcool parece dever-se, sobretudo, a uma diminuição na excreção renal do mesmo.


Sumos e refrigerantes açucarados – Os sumos e os refrigerantes possuem grandes quantidades de frutose. Estudos recentes têm sugerido que níveis elevados de frutose estão associados a um maior risco de se ter níveis elevados de ácido úrico no sangue.


Mel e geleia de agave – Tanto o mel como a geleia de agave são alimentos que contêm quantidades elevadas de frutose, devendo, por isso, ser evitados.


Fermento de padeiro e outras leveduras – Os suplementos alimentares com base em extratos de leveduras têm vindo a ganhar um destaque crescente por parte dos consumidores. No entanto, tal como acontece também com o fermento de padeiro, são uma fonte natural de purinas.


Alguns medicamentos/suplementos alimentares – Há vários medicamentos e suplementos alimentares que podem interferir com a capacidade do nosso corpo produzir e eliminar ácido úrico. Sendo assim, podem fazer aumentar os níveis do mesmo. Os principais são a aspirina, diuréticos, agentes imunossupressores, agentes de quimioterapia e suplementos de vitamina B3.

 

Para fazer baixar os valores de ácido úrico no sangue deve diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, bebidas açucaradas, mel e geleia de agave e leveduras. Deve ainda ter em atenção que há alguns medicamentos que podem desregular os níveis de ácido úrico.

6 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *