Alimentos

12 (bons!) motivos para comer quinoa

A quinoa é um alimento fantástico, com vários benefícios para o ser humano. Aqui ficam algumas boas razões para incluir este alimento no seu padrão alimentar:
1. A quinoa é muito nutritiva – A quinoa tem um teor proteico bem acima do que existe nos cereais, é pouco calórica e é rica em vários sais minerais, particularmente manganês, magnésio, cobre, fósforo, ferro, e vitaminas, como o ácido fólico, vitamina B1, B2 e B6.
2. A quinoa é rica em antioxidantes – A quinoa apresenta um elevado teor de flavonoides, que apesar de não serem indispensáveis para o funcionamento do nosso organismo, apresentam atividade antioxidante e, por isso, contribuem para diminuir o risco de doenças crónicas e atrasam o envelhecimento. No caso da quinoa, dois flavonoides merecem um destaque especial devido à sua elevada abundância, a quercitina e o campferol. Estas moléculas têm vários efeitos descritos no ser humano, nomeadamente efeitos anti-inflamatórios, anti-virais, anticancerígenos e antidepressivos. Se germinar as sementes antes de as consumir, o teor em antioxidantes aumenta ainda mais…
3. A quinoa é rica em fibras – A quantidade de fibras existente na quinoa é muito superior (mais do dobro) à da maioria dos cereais. A maioria da fibra da quinoa é fibra insolúvel, tendo um papel importante na regularização do trânsito intestinal. Além disso, devido ao elevado conteúdo em fibras, a quinoa demora mais tempo a ser mastigada, o que atrasa o ritmo da refeição e, consequentemente, pode ajudar a diminuir a ingestão calórica.
4. A quinoa não contém glúten – Como não contém glúten, a quinoa pode ser consumida por pacientes com doença celíaca, ou com algum tipo de intolerância ao glúten.
5. A proteína da quinoa contém todos os aminoácidos essenciais – Dos 20 blocos de construção utilizados para sintetizar proteínas, há alguns que nós não conseguimos produzir, sendo designados de aminoácidos essenciais. Esses aminoácidos têm obrigatoriamente que ser obtidos a partir da alimentação. De uma maneira geral, a proteína de origem animal contém proporções adequadas de todos os aminoácidos essenciais, mas a maioria das proteínas de origem vegetal apresenta baixas quantidades de alguns desses aminoácidos, nomeadamente de lisina. No caso da quinoa isso não acontece, apresentando proteínas com uma composição equilibrada em termos de aminoácidos essenciais. Além disso, a quinoa apresenta uma elevada quantidade de proteína. É o chamado 2 em 1…
6. A quinoa apresenta um baixo índice glicémico – O índice glicémico é um parâmetro que reflete a velocidade com que os hidratos de carbono que nós ingerimos aparecem no sangue. Quanto maior for o índice glicémico de um alimento, maior será a elevação dos níveis de glucose que ele causa, o que é particularmente perigoso em pessoas com diabetes. Além disso, do ponto de vista de controlo do peso, e da saciedade, parece ser benéfico recorrer a alimentos com baixo índice glicémico, como é o caso da quinoa.
7. A quinoa pode ajudar a perder peso – Devido ao seu elevado teor proteico, a quinoa está associada a uma diminuição do apetite e a um aumento do metabolismo. Além disso, o facto de ser rica em fibra, e apresentar um baixo índice glicémico, faz com que aumente a sensação de saciedade.
8. A quinoa é muito versátil – Conforme referi recentemente aqui no blog (neste post), existem muitas possibilidades de confecionar e ingerir a quinoa, isoladamente ou em combinação com outros alimentos.
9. A quinoa ajuda a prevenir a osteoporose e as doenças cardiovasculares – Carências de magnésio estão normalmente associadas a quadros de osteoporose e/ou doenças cardiovasculares. Como a quinoa é rica nesse mineral, pode contribuir para uma diminuição do risco de aparecimento dessas doenças.
10. A quinoa pode ajudar a diminuir o colesterol sanguíneo – Devido ao seu elevado teor em fibra, a quinoa parece contribuir para diminuir os níveis de colesterol sanguíneo, particularmente de LDL (o chamado “mau colesterol”). Há até alguns estudos que sugerem que este efeito, nalguns casos, pode ser mais acentuado do que o efeito provocado pelas estatinas, que são os medicamentos utilizados para diminuir os níveis de colesterol no sangue.
11. A quinoa ajuda a prevenir a anemia – A anemia pode ser causada por vários fatores, nomeadamente, por carência de ferro. Como a quinoa é muito rica neste mineral, contribui de forma significativa para que não haja carências do mesmo, ajudando, por isso, a prevenir o aparecimento de quadros de anemia.
12. A quinoa contém propriedades anti-séticas – Esta é uma característica muito interessante mas que nem sempre se tira partido dela, pois conforme referi neste post, as sementes de quinoa devem ser lavadas, de forma a remover as saponinas que existem à superfície e lhe conferem um sabor amargo. Curiosamente, as saponinas têm propriedades anti-séticas, podendo ser reutilizadas para esse fim. Podem também ser utilizadas para tratar o couro cabeludo irritado ou sensível. Além disso, as saponinas podem ser utilizadas como sabão (daí o nome) e é por isso que quando se lava a quinoa, a água da lavagem apresenta bastante espuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *