Salada de agriões
Alimentos

Agriões: como consumir

Os agriões são um hortícola bastante sensível, que não aguenta muito tempo armazenado. Na realidade, ao fim de poucos dias após a colheita as folhas começam a ficar amareladas, e por isso o melhor é mesmo consumi-los o mais frescos possível. Escolha agriões que apresentem folhas com uma coloração verde intensa, sem folhas amarelas e/ou murchas. Depois de escolhidos, a melhor forma de armazenar os agriões é no frigorífico, de preferência numa embalagem hermética.


Quando for utilizar os agriões, deve lavá-los muito bem, pois como crescem em ambientes com muita humidade, podem apresentar sujidade e/ou contaminação com fungos. Há quem os deixe dentro de água durante pelo menos um dia (no frigorífico), mas confesso que me parece um pouco excessivo. Quanto a mim, costumo lavar muito bem com água corrente e abundante, apenas na altura de os utilizar.

 

Escolha agriões com cor verde intensa, e sem folhas amarelas ou murchas. Antes de os utilizar, lave muito bem as folhas, para remover possíveis contaminantes.

 


A versatilidade culinária dos agriões é notável, e bem superior à da maior parte dos hortícolas de folha verde. Além dos nutrimentos que fornecem, os agriões fornecem também muita cor e beleza aos pratos (convém não esquecer que “os olhos também comem”…). De forma a preservar ao máximo as suas propriedades nutricionais, a melhor forma de consumir os agriões é em cru. Consumidos individualmente, ou em combinação com outros hortícolas em salada, são simplesmente deliciosos. Ou então, porque não usá-los como recheio numa sandes? Pode ainda cozinhá-los, sendo que neste caso o melhor é cozê-los a vapor (mais informações sobre as formas de cozer alimentos aqui). Ou então, pode utilizá-los na sopa, mas idealmente deve adicioná-los apenas no final da cozedura, sem triturar (ficam a cozer no calor residual da sopa). Alternativamente, os agriões podem ser triturados, temperados com azeite e alho, e o resultado final vai ser um molho fantástico, semelhante ao pesto.


Se quiser saltear hortícolas, e incluir os agriões, deve ter em atenção que estes necessitam de muito pouco tempo para ficarem salteados, ou seja, deve adicioná-los já na fase final da confeção. Pode ainda experimentar fazer esparregado combinando espinafres e agriões, vai ver que fica irresistível! Os agriões ficam igualmente deliciosos em omeletes ou ovos mexidos. Uma das grandes modas alimentares atuais são os sumos/batidos/smoothies com hortícolas (as célebres bebidas detox, que em breve serão alvo de um post aqui no blog). Se é fã desse tipo de bebidas, experimente incluir agriões na sua preparação e vai ver que o seu sabor vai ficar muito interessante (e o resultado final vai sem dúvida ficar muito mais rico nutricionalmente). No entanto, como os agriões são ricos em nitratos, a bebida deve ser consumida em fresco, pois se ficar armazenada durante muito tempo os nitratos podem ser convertidos em nitritos, que são potencialmente tóxicos.

 

Apesar de a melhor forma de consumir agriões ser em cru, estes podem ser confecionados de muitas formas diferentes. Consequentemente, podem e devem ser incluídos em diferentes pratos, e em diferentes refeições.

 


Para terminar, gostaria de referir que há alguns cuidados que se deve ter quando se consome agriões. Em primeiro lugar, como se trata de um dos alimentos mais ricos em vitamina K, o seu consumo por parte de quem toma medicamentos anticoagulantes deve ser constante, evitando picos de consumo que possam, de alguma forma, aumentar subitamente os níveis dessa vitamina. Devido ao seu elevado teor em nitratos, os agriões podem interferir com alguma medicação, nomeadamente medicação usada para o sistema cardiovascular. Independentemente destes cuidados, não tenho dúvidas que os agriões são um hortícola que deve fazer parte de uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *