Combate nutricional: lombo de vaca vs. lombo de vitela
Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Lombo de vaca vs. Lombo de vitela

A carne de origem bovina é muito consumida pela maior parte dos Portugueses. Uma das dúvidas mais frequentes associadas a esse tipo de carne é a escolha do animal. Há quem prefira carne de vaca, e há quem prefira carne de vitela. Foi exatamente por causa desta questão que eu decidi fazer o Duelo de Alimentos de hoje, no qual irão combater o lombo de vaca e o lombo de vitela.

Que comece o duelo…

 

Comparação entre o lombo de vaca e de vitela

 

Analisando os dados da tabela anterior, pode-se observar que o lombo de vaca apresenta menos calorias. Em relação aos macronutrientes, possui mais proteína, menos lípidos e menos colesterol. Quanto aos micronutrientes o lombo de vaca contém uma maior quantidade de vitamina B6, ácido fólico, vitamina B12 e vitamina D. Por outro lado, o teor de vitamina B1, vitamina B3 e vitamina E é superior no lombo de vitela. Do ponto de vista dos minerais, o lombo de vaca apresenta mais sódio, potássio, magnésio, ferro e zinco, enquanto que o lombo de vitela contém mais cálcio e fósforo.

 

O lombo de vaca tem menos calorias, mais proteína e menos gordura do que o lombo de vitela. Além disso, apresenta também uma composição mais rica tanto em relação às vitaminas como aos minerais.

 

Concluindo, o vencedor deste duelo é o lombo de vaca. Acredito que este resultado possa ser surpreendente para muitas pessoas, pois a vitela é um animal mais jovem e, por isso, poderia pensar-se que a sua carne seria mais rica nutricionalmente. No entanto, independentemente da sua composição nutricional, há outros aspetos que podem pesar na decisão final de qual a carne a comprar, e que não estão contemplados neste post. Estou a falar principalmente no facto de a carne de vitela ser normalmente mais macia do que a carne de vaca. Uma vez que as diferenças nutricionais não são demasiado acentuadas, este tipo de características pode acabar por ter muita influência na decisão final.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *