A laranja é uma fruta extremamente saborosa e nutritiva. Além disso, como é rica em água, é uma fruta pouco calórica. Aqui ficam algumas boas razões para consumir laranja:
1. A laranja é rica em antioxidantes e outros compostos bioativos – Além do elevado teor em vitamina C, a laranja possui na sua composição muitos outros compostos que têm propriedades antioxidantes, tais como alguns flavonoides (principalmente hesperetina e naringenina), antocianinas, ácidos hidroxicinâmicos, limoneno e vários polifenóis. Apesar dos nomes estranhos, o seu efeito benéfico é fácil de compreender: diminuem o risco de aparecimento de várias doenças, tais como vários tipos de cancro (nomeadamente os cancros do pulmão, mama e do sistema digestivo, como o oral, do esófago, do estômago e do intestino), doenças neurodegenerativas e doenças cardiovasculares. Além disso, também atrasam o envelhecimento.
2. A laranja diminui o risco de doenças cardiovasculares – A laranja apresenta na sua composição uma molécula muito interessante, que se chama herperidina. Esta molécula encontra-se principalmente na casca e na parte branca da laranja e parece contribuir para diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue. Ou seja, parece contribuir de várias formas para diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Além da herperidina, também a presença de potássio, ácido fólico e vários compostos bioativos contribuem para este efeito protetor, que pode atingir valores de diminuição do risco de quase 20%.
Devido ao seu elevado teor em antioxidantes e noutros compostos bioativos, o consumo de laranja parece estar associado a uma diminuição do risco de aparecimento de várias doenças crónicas e cardiovasculares.
3. A laranja promove um funcionamento correto do sistema imunitário – Provavelmente já ouviu dizer que se deve comer laranjas para prevenir as constipações. Na realidade há alguma verdade nisto, uma vez que a composição nutricional da laranja é rica em compostos que parecem estimular o funcionamento do sistema imunitário, sendo que a vitamina C parece ser particularmente importante a este nível.
4. A laranja diminui o risco de doenças inflamatórias – Devido à elevada quantidade de vitamina C que apresenta, bem como de outros compostos bioativos (herperidina, por exemplo), a laranja possui propriedades anti-inflamatórias, o que faz com que esteja associada a um menor risco de desenvolvimento de doenças inflamatórias, tais como, por exemplo, a asma, osteoartrite e artrite reumatóide.
5. A laranja diminui o risco de anemia – O consumo de laranja às refeições principais (almoço e jantar) pode ser fundamental para quem tem anemia associada a carência de ferro. Este efeito deve-se ao facto de a vitamina C ser muito importante para aumentar a quantidade de ferro que é absorvido no intestino.
O consumo de laranja parece estar relacionado com um melhor funcionamento do sistema imunitário, bem como uma diminuição do risco de doenças inflamatórias e de anemia.
6. A laranja é uma excelente fonte de fibra – A fibra encontrada na laranja é benéfica ao nível do funcionamento do intestino. Além disso, tem também benefícios ao nível da composição da microbiota intestinal e contribui para uma diminuição dos níveis de colesterol no sangue. Permite igualmente um melhor controlo dos níveis de açúcar no sangue e da pressão sanguínea. Nunca é demais relembrar que quando se prepara um sumo de laranja natural, está-se literalmente a desperdiçar quase toda a fibra da laranja, algo que não acontece quando a laranja é consumida aos pedaços/gomos.
7. A laranja promove a saúde da pele – A vitamina C é fundamental para a integridade da pele e para a sua capacidade de cicatrização. Além disso, o envelhecimento da pele pode ser atrasado devido à presença de antioxidantes. Devido a tudo isto, a laranja pode ser um aliado fundamental para manter a sua pele mais jovem e saudável.
8. A laranja parece prevenir a queda de cabelo – A vitamina C é fundamental para a produção de uma proteína chamada colagénio, que por sua vez é indispensável para a saúde das estruturas que produzem o cabelo. Sendo assim, o consumo de laranja parece contribuir para manter a integridade dessas estruturas.
9. As laranjas ajudam a controlar a diabetes – Uma vez que as laranjas são ricas em fibra, contribuem para atrasar a digestão e, consequentemente, diminuem a velocidade a que o açúcar das refeições aparece no sangue. Além disso, são ricas em frutose, que é um açúcar que também contribui para esse efeito.
Como apresentam uma composição nutricional muito rica, nomeadamente em fibra e vitamina C, as laranjas ajudam a controlar a diabetes e promovem a saúde da pele e do cabelo.