Alimentos que potenciam a celulite
Nutrição geral

8 alimentos que podem aumentar o risco de celulite

Depois de ter apresentado uma lista de alimentos que podem ajudar a prevenir a celulite (pode consultar essa lista aqui), hoje vou apresentar uma lista dos alimentos que podem ter o efeito contrário, ou seja, podem potenciar o problema:


1. Chocolates, rebuçados e bolos – O consumo excessivo de açúcares refinados está associado ao aparecimento de picos de açúcar no sangue. Sabe-se que essa situação pode potenciar alterações no funcionamento do nosso corpo, nomeadamente ao nível da inflamação, que, por sua vez pode ser um fator importante no aparecimento da celulite.


2. Refrigerantes – Devido ao facto de conterem grandes quantidades de açúcar, os refrigerantes são um grande inimigo de quem se quer manter afastado da celulite. E aparentemente o açúcar não é o único problema, pois há estudos que sugerem que as bebidas light também potenciam o aparecimento de celulite.

 

Alimentos muito ricos em açúcares simples devem ser evitados, pois podem potenciar o aparecimento de celulite.

 


3. Carnes processadas (salsichas, fiambres, chouriço, …) – As carnes processadas normalmente contêm grandes quantidades de sal. O sal em excesso é um fator que se sabe que está também envolvido no aparecimento da celulite, principalmente por causa do seu papel ao nível daquilo que vulgarmente se chama como “retenção de líquidos”.


4. Queijos curados – Os queijos curados, tal como as carnes processadas, apresentam muito sal na sua composição. Devido a isso, o seu consumo excessivo é também algo a evitar. Sempre que possível, procure escolher versões com menos sal.


5. Sopa embalada – Infelizmente a sopa embalada também contém muito sal. Aliás, este é um dos motivos pelos quais muitas dessas sopas acabam por não ser uma opção tão saudável como muita gente pensa. Claro que existem opções mais adequadas, por isso deve estar atento ao que compra, não se baseie apenas na ideia de que é sopa…

 

Outro fator a que deve estar atento, se pretender prevenir o aparecimento da celulite, é a quantidade de sal que ingere. Por isso, alimentos que contenham muito sal devem ser evitados.

 


6. Molhos – O molho de barbecue, o ketchup, a maionese, e tantos outros derivados destes são excelentes fontes de hidratos de carbono refinados, sal e gordura. Ou seja, contêm tudo aquilo que se deve evitar para prevenir a celulite.


7. Fastfood – O que é que têm em comum as pizzas, cachorros, hambúrgueres, folhados, etc? Essencialmente gordura saturada e gordura trans, que são dois fatores que aumentam significativamente a probabilidade de alterações na pele que desencadeiam o aparecimento do aspeto em casca de laranja.


8. Snacks fritos – Os snacks fritos contêm grandes quantidades de sal e de gordura. Devido a isso têm potencial para aumentar o risco de aparecimento de celulite.

 

O risco de aparecimento da celulite pode ser significativamente aumentado se houver um consumo excessivo de gordura, nomeadamente gordura saturada e, principalmente, gordura trans.

 


Desta lista podiam ainda fazer parte muitos outros alimentos, essencialmente pelos motivos que eu descrevi neste post: excesso de hidratos de carbono refinados, sal e gordura (saturada e trans). Se quer prevenir o aparecimento de celulite, deve usar esse objetivo como mais um fator para adotar uma alimentação mais saudável. Ainda por cima não se esqueça que quando opta pelos alimentos desta lista não só está a consumir alimentos potencialmente perigosos como ainda está a perder a oportunidade de se alimentar com alimentos nutricionalmente bem mais interessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *