O duelo de hoje envolve dois peixes muito consumidos em Portugal. Mais concretamente, envolve dois peixes magros. De um lado temos o “fiel amigo”, o bacalhau, tão típico da gastronomia Portuguesa. Para este duelo eu analisei as características do bacalhau seco após ser demolhado. Do outro lado temos a pescada, que é também um dos peixes que os Portugueses mais consomem.
Vamos olhar com mais detalhes para ambos…
Conforme se pode perceber o bacalhau é um pouco menos calórico do que a pescada, e contém menos gordura. No entanto, a quantidade de colesterol que apresenta é mais elevada. Mas as principais diferenças encontram-se ao nível dos micronutrientes. A pescada contém mais vitamina B3, ácido fólico e vitamina E, enquanto o bacalhau possui mais vitamina D. Do ponto de vista mineral, o bacalhau apresenta uma maior quantidade de zinco e doses muito elevadas de sódio, enquanto que o teor de potássio, fósforo e cálcio é maior na pescada.
Apesar de ser menos calórico e conter menos gordura, o bacalhau possui uma composição nutricional menos rica do que a pescada, em relação à maior parte das vitaminas e dos minerais.
Concluindo, este duelo é ganho pela pescada, pois apresenta uma composição nutricional mais rica e equilibrada. No entanto, gostaria que ficasse claro que isto não significa que o bacalhau não é um alimento interessante do ponto de vista nutricional, pois na realidade é um alimento que pode e deve ser consumido pela maior parte das pessoas. É um pouco menos equilibrado do que a pescada, mas que fiquem descansados os fãs de bacalhau (nos quais eu me incluo!), que o bacalhau pode continuar a ter um lugar importante na mesa dos Portugueses…