Ovos inteiros
Nutrição geral

Como conservar os ovos?

Os ovos são um alimento delicioso e nutritivo! São muitas as formas de serem confecionados, sendo também um ingrediente indispensável em inúmeros pratos doces e salgados. Mas hoje não vou falar sobre a utilização e confeção de ovos. Vou falar sobre algo que acontece antes disso: o armazenamento.

Provavelmente já viu ovos armazenados de muitas formas diferentes: em diferentes recipientes, expostos a diferentes temperaturas, etc. Mas afinal, como é que se deve armazenar os ovos, de forma a garantir não só a sua segurança, mas também de forma a manter ao máximo as suas propriedades nutricionais?

O primeiro conselho vai contra o que a maioria das pessoas faz, e passa por manter os ovos na embalagem de cartão original. Eu sei que não é tão prático, pois normalmente os ovos são colocados na porta do frigorífico, naqueles suportes de plástico que existem exatamente com esse objetivo. No entanto, se mantiver os ovos na embalagem de cartão vai ter várias vantagens associadas. Em primeiro lugar, nessas embalagens os ovos estão mais protegidos. Em segundo lugar, porque o cartão impede que os ovos possam absorver outros odores e/ou sabores. Em terceiro lugar, porque na própria embalagem a data de validade é mais visível do que em cada ovo (no caso de serem ovos de compra, claro!).

O segundo conselho está relacionado com a orientação dos ovos. Ao contrário do que muitas pessoas fazem, os ovos devem ser armazenados com a parte mais larga para cima (se utilizar as caixas de cartão originais isto é mais fácil de realizar). Se mantiver a parte mais larga para cima está a manter a gema no interior do ovo numa posição mais centrada, o que faz com que esta preserve melhor as suas propriedades.

 

Os ovos devem ser mantidos com a parte mais larga para cima na caixa de cartão original , pois ficam mais protegidos e menos expostos a odores.

 

Deve também conservar os ovos a uma temperatura baixa e constante, de preferência no frigorífico (principalmente se a temperatura ambiente for mais alta). Já que estou a falar no frigorífico, o ideal seria não guardar os ovos na porta, pois nesse local há variações de temperatura muito significativas quando se abre a mesma (na porta do frigorífico deve guardar alimentos pouco sensíveis (como bebidas, por exemplo). Ou seja, guarde os ovos numa prateleira do frigorífico, e assim vai garantir uma temperatura mais adequada para conservar em segurança os ovos.

Provavelmente já lhe aconteceu fazer uma receita que utiliza ovos, mas sobrarem gemas ou claras. Se quiser armazenar essas sobras, deve ter em atenção que as mesmas aguentam no máximo 2-4 dias no frigorífico. Ambas devem ser armazenadas em recipientes fechados. No caso das gemas, pode cobri-las com água gelada, de forma a que não sequem.

 

Evite guardar os ovos na porta do frigorífico, pois nesse local há muitas mudanças de temperatura. No caso de haver sobras de gemas ou claras, pode conservá-las 2-4 dias no frigorífico, em recipientes hermeticamente fechados.

 

Por último, não sei se sabia, mas também é possível congelar ovos crus. Neste caso deve batê-los e congelar num recipiente fechado. Se quiser pode também congelar apenas as claras ou as gemas. No caso das claras, apenas precisa de as colocar num recipiente fechado e congelar. No caso das gemas, se as congelar diretamente elas vão formar um gel e muito dificilmente as vai conseguir utilizar quando descongelar. Para evitar essa situação, deve misturar as gemas com um pouco de sal ou açúcar antes do congelamento. Depois, basta colocar num recipiente fechado e congelar. Pode ainda cozer as gemas e congelá-las depois da cozedura (deve secar bem a superfície das mesmas).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *