Nutrição geral

Conselhos para melhorar a qualidade nutricional das suas rabanadas!

O Natal é tradicionalmente uma época de festa, de felicidade e, naturalmente, de muitos excessos alimentares. E quando falo em excessos, refiro-me não só às quantidades, mas também ao tipo de alimentos que se come. É o bacalhau “a nadar” em azeite, são os doces fritos (rabanadas, sonhos, …), os outros doces (bolo-rei, pão-de-ló, doces conventuais, …). Enfim, é uma época onde é quase impossível não cometer vários pecados alimentares. Sendo uma época tão importante para a nossa cultura, defendo que de uma maneira geral alguns dos exageros desse dia devem ser tolerados. Mas não se esqueça, por vezes um dia com muitos pecados é o suficiente para destruir o que foi conseguido com muitos dias de esforço… Tendo consciência disso, faça as suas asneiras, mas sempre com moderação, e depois do Natal já sabe, há que voltar à alimentação mais saudável, para que os estragos não sejam muito significativos. 🙂
Um dos grandes protagonistas do Natal são, sem dúvida, as rabanadas. Com açúcar e canela, com mel, com vinho tinto, com vinho branco, com calda de açúcar, estas fatias de pão frito fazem as delícias dos mais gulosos. Mas será que não há nada que se possa fazer para tornar as rabanadas menos calóricas e mais saudáveis? Claro que há! Aqui ficam algumas sugestões que pode tentar aplicar este ano:
1. Faça rabanadas com pão integral, pois ao fazê-lo vai transformar as rabanadas numa fonte de fibra. Apesar de o pão integral ser normalmente um pouco mais seco do que o pão branco, como as rabanadas são demolhadas em leite, quase de certeza que nem sequer se vai aperceber da mudança.
2. Não utiliza açúcar branco, utilize alternativas. O açúcar branco, como é refinado, apresenta uma composição nutricional muito pobre. No entanto, há outras alternativas ao açúcar que são sem dúvida mais interessantes. Pode utilizar o mel (é algo que muita gente o faz), ou então, se quiser dar um toque de originalidade às suas rabanadas, opte pelo açúcar de coco. Não é refinado e tem um ligeiro sabor a coco que vai fazer com que elas fiquem simplesmente deliciosas. Independentemente de utilizar mel, açúcar de coco, ou outra alternativa qualquer, lembre-se sempre que todas elas devem ser utilizadas com moderação, tal como acontece com o açúcar branco!
3. Não frite as rabanadas, pois ao fritá-las está a fazer disparar as calorias que vai ingerir. A gordura é o macronutrimento que mais engorda, mais do dobro do que os hidratos de carbono. Sendo assim, ao fritar as rabanadas está a aumentar muito as calorias das rabanadas que, por si só, já têm muitas calorias, pois são doces. Experimente assar as rabanadas em cima de uma folha de papel vegetal, e vai ver que ficam igualmente deliciosas, mas muito menos calóricas. Ou então, utilize uma frigideira antiaderente e toste as rabanadas, sem adicionar gordura. Sendo o Natal um período de muitos exageros, esta sugestão poderá ter um impacto muito significativo no total de calorias que vai ingerir.
4. Escolha um pão mais estreito, de forma a que as rabanadas fiquem mais pequenas. Este conselho é fundamental para quem estiver disposto a controlar a quantidade de rabanadas que vai comer. Se pensar que pode comer 1-2 rabanadas no máximo, é totalmente diferente se estas forem pequenas, ou se forem grandes. Vai ver que fica igualmente satisfeito (atenção que satisfeito não é sinónimo de cheio!), pois o seu cérebro vai assumir que comeu 2 rabanadas, independentemente de estas serem um pouco mais pequenas do que as do ano anterior.
5. Utilize leite magro para demolhar as fatias de pão. Quase de certeza que não vai notar diferença no resultado final, e sempre vai eliminar algumas calorias desnecessárias das rabanadas. Ainda por cima se utilizar bastante raspa de limão (e pau de canela) para aromatizar o leite, ainda será menos provável que repare nesta alteração.
6. Use e abuse da canela, ou de outras especiarias, para dar um sabor intenso sem ser necessário utilizar muito açúcar, mel, ou outras opções. Além disso, como a canela acelera ligeiramente o nosso metabolismo, ainda vai fazer com que o seu corpo gaste umas calorias extra.
Como vê, são muitas as possibilidades de tornar as suas rabanadas um pouco mais saudáveis. Não tem que abdicar deste doce tão bom e tradicional, mas sem dúvida que ao fazer algumas das alterações que eu sugeri irá estar a contribuir para que este Natal seja diferente dos anteriores, do ponto de vista nutricional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *