Alimentos

Ameixa: como consumir

As ameixas são um excelente exemplo de fruta que acima de tudo deve ser consumida ao natural. Na realidade, como não têm um sabor muito intenso, as suas aplicações culinárias são mais limitadas. Além disso, como tendem a ser muito sumarentas, a quantidade de água que apresentam pode limitar um pouco a sua utilização em várias receitas.
Quando for comprar ameixas, deve escolher as que apresentam uma coloração viva, e, de preferência, uma superfície com a parte externa um pouco esbranquiçada (sem muito brilho). Na maior parte das vezes isso significa que não foram tão manipuladas. De uma maneira geral, quanto mais amolecida estiver, mais madura se encontra. As ameixas podem ser armazenadas à temperatura ambiente, ou então, se preferir (ou se estiverem muito maduras), pode guardá-las no frigorífico. No entanto, na maior parte das vezes o sabor fica menos intenso se as ameixas estiverem mais frias, por isso, se guardar as ameixas no frigorífico, retire-as do mesmo uns minutos antes de comer… As ameixas podem também ser congeladas, mas neste caso deve retirar primeiro o caroço, para preservar melhor o sabor.
Pode comer as ameixas simples, ou então utilizá-las para dar um toque de frescura a um iogurte ou às papas de aveia, por exemplo. Pode ainda fazer bolos com ameixa, ou então preparar compota. Neste último caso, na minha opinião fica melhor se utilizar as ameixas sem casca. Eu sei que a casca é muito nutritiva, mas se utilizar as ameixas com casca para preparar compota corre um sério risco de a tornar muito amarga… Claro que se não se importar com isso, então utilize a casca, pois dessa forma vai ter uma compota bem mais rica em fibras (e em outros nutrientes)…
Pode também utilizar as ameixas como acompanhamento de pratos salgados. Alguns pratos de carne, e, em particular, carne de porco, ficam ótimos com ameixa, ou mesmo com puré de ameixa. Se nunca experimentou, aconselho! No caso do puré de ameixa, o ideal será combinar as ameixas com batata ou mesmo maçã, para ficar com uma melhor consistência. Pode tentar aromatizar o puré com noz moscada, gengibre ou, por que não, consumir sem grandes temperos, para poder usufruir do sabor suave e da frescura da ameixa.
Outra possível forma de consumo de ameixa é em sumo. Aqui em Portugal não temos muito esta tradição, mas há países onde o sumo de ameixa é muito consumido. Este sumo tem tendência a ter alguma acidez, e um sabor suave. Por isso, na minha opinião, é particularmente agradável em dias mais quentes, ou seja, no verão e no outono. Também é um bom acompanhamento de pratos mais fortes, com mais sal e outros temperos.
Obviamente que estando a falar em ameixas, e sendo eu um defensor da fantástica gastronomia Portuguesa, não poderia deixar de falar das célebres ameixas de Elvas. Esta forma de consumo de ameixa tem vantagens e desvantagens. Obviamente que a principal desvantagem é a quantidade de açúcar que possui, pois as ameixas são conservadas em calda de açúcar. Consequentemente, o seu valor calórico não tem nada a ver com as calorias existentes na ameixa. No entanto, nem tudo são más notícias, pois para quem quiser um doce, é sempre uma opção bem mais interessante do ponto de vista nutricional do que a maior parte dos bolos e outras sobremesas doces. Na realidade, a preparação das ameixas de Elvas preserva grande parte dos nutrientes da ameixa, e, por isso, ao comer duas ameixas de Elvas em vez de uma taça de mousse de chocolate, por exemplo, vai garantir um maior consumo de vitaminas e minerais, já para não falar nos aditivos alimentares que não irá consumir… Portanto, em relação a esta forma tão portuguesa de consumir ameixas, penso que o ideal será ter sempre presenta a palavra moderação.
Além de todas estas sugestões, as ameixas podem ser secas, e consumidas diretamente dessa forma. Esta é uma forma muito popular de consumir ameixas. Além do seu sabor e textura, as ameixas secas são conhecidas por terem efeitos laxantes, ou seja, são boas para quem sofre da chamada “prisão de ventre”. Em breve irei escrever também sobre as ameixas secas aqui no blog.

2 Comments

  • Othon José Antunes Neto

    Seus artigos são muito bons, bastante informativos, claros e elucidativos. Parabéns!
    No entanto, com relação a ameixa, senti falta de algumas informações adicionais e que me parecem importantes:
    1 – O que faço com a semente (caroço)?
    2 – Posso consumir?
    3 – Como a semente pode ser preparada para ser ingerida?

    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *