De uma maneira geral, o final do dia é um momento muito importante para a maior parte das pessoas. Significa que o dia de trabalho já acabou, e que é tempo de regressar a casa, para estar junto da família, ou para se ter tempo para nós. Simultanemante, é também tempo de começar a recarregar “baterias”, pois no dia seguinte é preciso ir trabalhar novamente. Por último, é também o momento para organizar as coisas em casa, preparar refeições, entre tantas outras tarefas domésticas… Ou seja, do ponto de vista emocional é um momento de descompressão, e isso reflete-se a vários níveis, nomeadamente na alimentação.
-
-
Mito ou Verdade: Quem quer emagrecer não deve comer sopa com batata
Uma das principais áreas de atuação dos nutricionistas é, sem dúvida nenhuma, o emagrecimento. Devido a isso, são muitas as estratégias e abordagens que são adotadas para se atingir a tão desejada diminuição do número que aparece na balança. Sendo a sopa um alimento muito importante na alimentação de (quase!) todos nós, deve estar sempre presente ao almoço e ao jantar. E neste caso em concreto, é frequente dizer-se que quem quer emagrecer não deve comer sopa com batata. Será que esta ideia está certa, ou será mito?
-
Morangos: irresistíveis por fora e por dentro!
Os morangos são, sem dúvida, um dos alimentos mais sexy que existem. A sua forma elegante em forma de coração, aliada à cor vermelha, são características que não passam despercebidas. Além disso, têm um sabor muito aromático que por si só é deliciosos, e que combina na perfeição com outros sabores, como o chocolate ou o manjericão, por exemplo. Ou seja, não faltam argumentos que justifiquem o facto de os morangos serem uma das frutas mais populares um pouco por todo o Mundo.
-
Receita: Bolo de chocolate, curgete e azeite
Ingredientes (14 doses): 75g farinha de arroz 75g polvilho doce 5g fermento 30g cacau 350g curgete ralada 1 ovo 30g azeite 50g queijo quark 7g stevia 100g chocolate de culinária 5g essência de baunilha
-
Principais fontes alimentares de vitamina K
Apesar de o nome vitamina K sugerir que se trata apenas de uma substância (mais informações sobre a vitamina K neste post), na realidade este conceito abarca essencialmente dois tipos diferentes de moléculas: a filoquinona (vitamina K1) e as menaquinonas (vitamina K2). A ingestão de quantidades adequadas é fundamental para manter a integridade estrutural dos ossos e dos vasos sanguíneos, bem como a funcionalidade do sistema de coagulação sanguínea (mais informações sobre carência e excesso de vitamina K neste post).