Os legumes, que tecnicamente são chamados de hortícolas, são uma classe de alimentos muito variada. Apesar disso, apresentam duas características comuns a todos eles… Em primeiro lugar, são muito ricos em vários micronutrientes, ou seja, vitamina e minerais (mais informações sobre os micronutrientes neste post), e compostos bioativos (mais informações sobre os compostos bioativos neste post). Em segundo lugar, apresentam possuem muito poucas calorias, e um baixo teor de proteína. Há muitas pessoas que consideram que as ervilhas são legumes, mas será que esta ideia está correta?
Olhando com mais detalhe, os legumes apresentam um valor calórico muito reduzido, abaixo das 30 calorias por 100g. Além disso, costumam conter uma quantidade baixa de proteína (abaixo das 3g por 100g de alimento). No entanto, quando se analisa do ponto de vista nutricional as ervilhas, constata-se que o cenário é bem diferente, pois estas polssuem 114 calorias/100g, e 6,9g proteína/100g. Ou seja, as suas características são muito diferentes dos legumes “normais”. Na realidade, as ervilhas não são legumes, mas sim leguminosas (mais informações sobre as leguminosas neste post). Sim, é verdade, pertencem à família do feijão, grão-de-bico, lentilhas (mais informações sobre as lentilhas nest post), favas (mais informações sobre as favas neste post), etc.
As ervilhas são leguminosas, e por isso não devem ser consideradas legumes (hortícolas).
Ou seja, apesar de serem verdes, as ervilhas não pertencem à classe dos legumes. Isto significa que quando são consumidas, devem ser consideradas como alternativa ao arroz/massa/batata, ou que uma sopa com ervilhas, não é uma “sopa sem hidratos”. E por isso, apesar de serem um alimento delicioso e muito nutritivo, não são um alimento com calorias desprezáveis.
Conclusão: MITO!
Veja outros artigos sobre ervilhas: