Os enchidos fazem parte das tradições gastronómicas de Portugal, e por isso são um alimento muito apreciado por muitas pessoas. Mas falar em enchidos é falar numa família muito diversificada de alimentos, que são consumidos de muitas formas diferentes. O duelo de hoje vai opor dois dos enchidos mais conhecidos e consumidos, o chouriço de carne e o salame.
Que comece o combate…
Analisando a tabela, verifica-se que o salame é menos calórico, pois contém menos gordura, apresentando ainda um menor teor de colesterol. Por outro lado, o chouriço de carne não possui hidratos de carbono, e contém uma quantidade de proteína um pouco mais elevada. Quanto às vitaminas, existe mais vitamina B1, B3, B12 e E no chouriço de carne, ao passo que os níveis de ácido fólico e vitamina D são superiores no salame. O chouriço de carne contém menos sódio, mas mais potássio, cálcio, fósforo e ferro, mas existe mais zinco no salame.
Apesar de o salame ser menos calórico e conter menos gordura, o chouriço de carne é mais rico em vitaminas e minerais.
Concluindo, o chouriço de carne é o vencedor deste duelo. Apesar de o salame ser menos calórico e conter menos gordura, o chouriço de carne apresenta uma composição nutricional mais rica em micronutrientes, mais concretamente, vitaminas e minerais. Independentemente de qual é o vencedor, qualquer um dos alimentos deve ser consumido com muita moderação, pois de uma maneira geral o consumo de enchidos aumenta o risco de várias doenças crónicas, com especial destaque para as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.
Gostou deste duelo? Veja outros duelos semelhantes: