A vitamina E é uma vitamina que desempenha um papel fundamental como antioxidante (mais informações sobre a vitamina E neste post). Tratando-se de uma vitamina, deve ser ingerida em quantidades adequadas, de forma a evitar situações de carência ou excesso (mais informações sobre a carência e excesso de vitamina E neste post). Como a vitamina E é uma substância lipídica, ou seja, tem afinidade para a gordura, é encontrada predominantemente em alimentos com teor elevado deste macronutriente (mais informações sobre os macronutrientes neste post).
-
-
Análise Nutricional da Gastronomia Portuguesa: Gaspacho à Alentejana
Ingredientes (4 doses): 3 dentes de alho 1 colher e meia de sopa de sal 3 colheres de sopa de azeite 4 colheres de sopa de vinagre ½ pepino 2 tomates maduros 1 pimento verde 200g pão duro Orégãos
-
O risco de obesidade infantil depende do comportamento alimentar das crianças!
A obesidade infantil é um problema muito grave, que tem vindo a assumir proporções assustadoras (mais informações sobre a obesidade infantil neste post). Além dos problemas estéticos associados à doença, há também a destacar os problemas de saúde que poderão ter consequências muito graves no futuro, bem como uma baixa auto-estima e um maior isolamento social. Adicionalmente, convém não esquecer que uma criança obesa tem uma probabilidade muito grande de vir a ser um adolescente e um adulto obeso…
-
Mito ou Verdade: Perder peso é sinónimo de emagrecer
Acordar, sair da cama, ir à casa de banho, subir para a balança… Esta é a rotina diária de muitas pessoas… Na realidade, quando se fala em ter uma imagem corporal de acordo com as expectativas pessoais, as atenções voltam-se para o peso. Por isso é que quando alguém quer emagrecer, normalmente diz que quer perder peso. Mas será que perder peso e emagrecer significam a mesma coisa?
-
5 (boas!) razões para comer espargos
Além da sua aparência, textura e sabores únicos, que tornam os espargos um aliado incrível na cozinha (mais informações sobre como consumir espargos neste post), estes possuem também uma composição nutricional muito rica (mais informações sobre a riqueza nutricional dos espargos neste post), pelo que o seu consumo tem vindo a ser associado a vários potenciais benefícios, nomeadamente: