Os espargos são um hortícola cuja aparência se destaca claramente dos restantes hortícolas (mais informações sobre os espargos neste post). Se a isto juntarmos um sabor e uma textura irresistíveis, facilmente se percebe que se trata de um alimento muito versátil do ponto de vista culinário.
Cozinhar os espargos coloca alguns desafios… Em primeiro lugar, porque eles ficam moles com alguma facilidade, pelo que é fundamental estar atento ao tempo de confeção (mas se não forem bem cozinhados ficam demasiado rijos). Em segundo lugar, porque quanto maior o tempo de confeção, maiores serão as perdas nutricionais. Em terceiro lugar, porque as diferentes partes dos espargos apresentam tempos de confeção diferentes, sendo que a cabeça dos mesmos tende a cozinhar mais rapidamente.
Os espargos podem ser encontrados sob várias formas: frescos, congelados ou em conserva. Apesar de todas as formas serem potencialmente interessantes, sempre que possível, os espargos devem ser consumidos frescos, pois dessa forma consegue-se tirar melhor partido não apenas do seu sabor, mas acima de tudo da sua textura. A melhor forma de conservar os espargos frescos é no frigorífico, sendo que nesse caso deve-se colocar a base dos mesmos embrulhada num papel de cozinha humedecido e, se possível, colocar os espargos num recipiente fechado. No entanto, devido à humidade, é preciso cuidado para que não se comecem a desenvolver fungos.
Os espargos devem ser conservados no frigorífico, num ambiente com bastante humidade.
Os espargos são muito versáteis na culinária, e por isso podem ser consumidos de muitas formas diferentes. Por exemplo, podem ser grelhados, e servidos como acompanhamento. Ou então, podem ser salteados, apenas com um pouco de azeite e sal (e eventualmente alho). Outra forma muito popular de consumir espargos é com ovos, normalmente mexidos, ou em omelete. Pode ainda utilizar cozer espargos e utilizá-los isoladamente ou como ingrediente de saladas. Ficam também deliciosos como recheio de wraps ou sandes. Outra forma muito saborosa de consumir espargos é na sopa, se ainda não experimentou, vale mesmo a pena! Se quiser ser mais ousado, pode usar espargos como ingrediente de risotos, açordas ou migas… dão cor, sabor e textura ao resultado final.
Seja como acompanhamento ou ingrediente de diversas receitas, os espargos podem ser consumidos de muitas formas diferentes.
Sem ideias para receitas com espargos? Veja estas sugestões: