Ingredientes (12 doses): 280g farinha 6g açúcar 4g sal 100g manteiga fria (em cubos pequenos) 125g iogurte natural magro 4g essência de baunilha 750g morangos 75g açúcar mascavado 20g sumo de laranja 35g amido de milho 15g manteiga 1 ovo (para pincelar)
-
-
Leguminosas… tão desvalorizadas, mas tão nutritivas!
Os últimos anos têm sido muito interessantes e ricos para a área da nutrição! Nunca tanto como agora se esteve atento ao que se come, e a prova disso mesmo é que constantemente se ouve falar em alimentos novos, que além de poderem ser mais-valias nutricionais, vêm também aumentar a possibilidade de sabores, texturas e aparência que a nossa alimentação pode ter. Não tenho nada contra estes novos alimentos, aliás, acho que em muitos casos a sua inclusão no nosso padrão alimentar acaba por enriquecer o mesmo. No entanto, infelizmente o que acontece é que por vezes há outros alimentos mais “tradicionais” que acabam por ficar de alguma forma esquecidos…
-
Duelo de Alimentos: Alho francês vs. Espargos
Apesar de normalmente quando se fala em legumes, pensarmos em alimentos com folhas verdes, género couve ou alface, na realidade a diversidade que existe nesta família de alimentos é simplesmente incrível. Claro que há muitos legumes que têm folhas verdes, e que são ótimos não apenas em sabor, mas também do ponto de vista nutricional. Mas há também outros que têm uma aparência mais diferente, mas que são igualmente alimentos excelentes. É o que acontece com os dois intervenientes do duelo de hoje. De um lado temos o alho francês, do outro os espargos. Quem será que vai vencer?
-
Já somos 8000 no Instagram!
A página do Mundo da Nutrição no Instagram atingiu recentemente a incrível marca dos 8000 seguidores. Muito obrigado a todos!!!
-
Carência e excesso de vitamina E: o que pode acontecer
Os níveis sanguíneos de vitamina E (mais informações sobre a vitamina E neste post) dependem essencialmente de dois tipos de fatores, os externos e os internos. Em relação aos primeiros, estou a falar da quantidade ingerida e da sua biodisponibilidade (mais informações sobre a biodisponibilidade neste post), ou seja, da capacidade de digerir os alimentos e absorver os respetivos nutrientes. Quanto aos fatores externos, o principal é o funcionamento do fígado, pois é este o principal destino da vitamina E que é absorvida no intestino. O fígado é também um dos principais locais de armazenamento e de excreção desta vitamina. Portanto, por vezes problemas hepáticos (problemas no fígado) podem causar…