Duelo de alimentos

Duelos de Alimentos: Amendoins vs. Tremoços

O Duelo de hoje vai colocar frente-a-frente dois alimentos que são frequentemente consumidos como snacks salgados. Seja numa esplanada, acompanhados (ou não!) por uma cerveja geladinha; em casa, enquanto se assiste a um filme ou a um jogo de futebol; como aperitivo ao almoço ou ao jantar; ou em tantas outras ocasiões, os amendoins e os tremoços são daqueles alimentos a que quase ninguém consegue resistir. Mas quem será o grande vencedor?

Que comece o combate…

 

Analisando a tabela, verifica-se que os tremoços são muito menos calóricos, pois contêm menos hidratos de carbono e, sobretudo, gordura. Já os amendoins possuem mais proteína e mais fibra. Quanto às vitaminas, existe mais vitaminas B1, B3, B6 e E nos amendoins, ao passo que o teor de ácido fólico é mais elevado nos tremoços. Os amendoins apresentam menos sódio, mas mais potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco e ferro.

 

Os tremoços são menos calóricos e a sua composição em macronutrientes é mais interessante, mas em relação aos micronutrientes os amendoins destacam-se de forma evidente.

 

Concluindo, quem vence este duelo são os amendoins. Apesar de os tremoços serem muito menos calóricos, principalmente porque são um alimento menos gordo, os amendoins são uma melhor fonte de proteína, fibra e micronutrientes. No entanto, a diferença de calorias entre os dois alimentos pode fazer com que, em determinadas situações, os tremoços acabem por ser uma melhor opção alimentar, nomeadamente no caso de quem procura perder peso ou manter um peso baixo. Queria também destacar, a título de curiosidade, que ambos os alimentos pertencem à família das leguminosas, ou seja, a família do feijão (mais informações sobre o feijão neste post), grão-de-bico, lentilhas (mais informações sobre as lentilhas neste post), entre outros, apesar de o seu sabor e textura serem muito diferentes desses alimentos. Por último, também me parece importante referir que do ponto de vista de utilização culinária, o amendoim é bem mais versátil, pelo que este é também um argumento que, de alguma forma, pode fazer com que a escolha recaia sobre o mesmo, em vez dos tremoços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *