Mito ou verdade

Mito ou Verdade: A lactose faz mal à saúde

Os laticínios são um grupo de alimentos que nos últimos anos tem estado envolvido em grandes discussões e polémicas. Há quem diga que são alimentos muito interessantes devido à sua composição nutricional (esta é também a minha opinião!), e que por isso podem perfeitamente ser incluídos num padrão alimentar saudável. E há quem ache que são prejudiciais, e que não devem ser consumidos. Neste caso normalmente a atenção volta-se para a lactose. Mas será que a lactose faz mesmo mal à saúde?


A lactose é o açúcar que está naturalmente presente no leite. Na realidade trata-se de um açúcar formado por dois blocos de construção (glucose e galactose), ligados entre si. Quando ingerimos glucose, temos que a digerir, para podermos absorver os tais blocos de construção. A enzima que faz esta digestão chama-se lactase, e é uma enzima que, nalgumas pessoas, pode deixar de ser produzida com o passar do tempo. E é isso que causa a célebre “intolerância à lactose”. Nestes casos o que acontece é que a lactose não é digerida, e por isso não é absorvida. Consequentemente, vai passar para o intestino grosso onde pode provocar alterações na microbiota intestinal (mais infomações sobre a microbiota intestinal neste post), o que, por sua vez, pode causar flatulência (gases), distensão abdominal, cólicas e/ou diarreia. Como a intolerância à lactose é uma situação relativamente frequente (mas não tão frequente como se julga!), há muitos relatos de pessoas que não se sentem bem quando ingerem leite, e por causa disso começou a surgir a ideia de que a lactose faz mal à saúde. Mas se a pessoa conseguir fazer a digestão da lactose, pode perfeitamente consumi-la, sem nenhum tipo de consequência negativa.

 

A lactose é o açúcar do leite, e a sua ingestão não está associada a nenhum risco para a saúde de quem a consome (desde que não seja intolerante à mesma).

 


Portanto, a lactose não faz mal à saúde, desde que se consiga fazer a sua digestão (que é o que acontece na maioria das pessoas). Ou seja, não faz sentido retirar da alimentação os alimentos que contêm lactose, só porque acham que a lactose vai causar algum tipo de problema. Até porque se acredita que se uma pessoa que consegue digerir a lactose, deixar de a ingerir, pode tornar-se intolerante à mesma, com o passar do tempo. Caso seja intolerante à lactose, existe sempre a possibilidade de recorrer a laticínios sem lactose, ou a alternativas de origem vegetal (este é um assunto sobre o qual irei escrever no futuro, pois as alternativas vegetais são muito variadas, e há boas e más opções).


Conclusão: MITO!

2 Comments

  • Gonçalo trocado

    Fui vacinado contra a gripe e COVID e no dia seguinte estava cheio de tosse.Acho que deve ser do leite porque a seguir de beber o leite começo a tosse. Faz amanhã uma semana. O que devo pensar? Estou a tomar claritine um por dia
    Com os meus cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *