Nutrimentos

O que é (e para que serve) o manganês?

O manganês é um nutriente que pertence à família dos minerais. Mais concretamente, é um micromineral, pois apesar de ser indispensável para o correto funcionamento do nosso corpo, apenas necessitamos de pequenas quantidades do mesmo.


Trata-se de um mineral que desempenha muitas funções diferentes. Por exemplo, é fundamental como defesa antioxidante (mais informações sobre os antioxidantes neste post). Mais concretamente, necessitamos de manganês para poder tirar partido de uma defesa antioxidante em particular, chamada superóxido dismutase, que protege as nossas células contra os radicais livres. Dessa forma, vai contribuir para um envelhecimento mais saudável e uma diminuição do risco de várias doenças crónicas. É também muito importante para a produção de ureia, que é a nossa forma não tóxica de eliminação do azoto, quando este se encontra em excesso. Está ainda envolvida na produção de açúcar, um processo chamado gluconeogénese, que é fundamental para conseguirmos ficar várias horas sem nos alimentarmos. Adicionalmente, o manganês também está envolvido no metabolismo dos aminoácidos e do colesterol. Desempenha ainda funções muito importantes na formação de tecido ósseo, sendo por isso indispensável para a renovação continuada que o mesmo sofre durante toda a vida. O manganês é também um importante interveniente na função reprodutora. Está ainda envolvido no funcionamento do sistema imunitário, participando também na coagulação sanguínea e na reparação/cicatrização da pele. Por último, o manganês é também um importante interveniente na produção das hormonas da tiróide (T3 e T4).

 

O manganês é um mineral muito importante para o nosso corpo, onde desempenha várias funções em diferentes órgãos.

 


A absorção de manganês ocorre no intestino delgado. Após absorção, algum manganês permanece livre, mas a maior parte liga-se a diferentes proteínas que depois o entregam aos diferentes órgãos. Em média existem cerca de 10-20mg de manganês no nosso corpo, sendo que deste 25-40% encontra-se no osso. A principal forma de excreção de manganês é através da bílis, sendo posteriormente eliminado através das fezes.


A quantificação sanguínea de manganês não é fácil de efetuar, pelo que normalmente não é uma das análises pedidas por rotina na prática clínica. A interpretação dos valores obtidos também ainda não é clara, o que contribuiu também para que a sua quantificação seja pedida apenas em situações muito específicas.

 

Apesar de ser muito importante para o correto funcionamento do nosso corpo, o manganês não costuma fazer parte dos minerais quantificados rotineiramente nas análises sanguíneas.

 


A quantidade de manganês que deve ser ingerida diariamente aumenta com a idade e é mais elevada no sexo masculino, conforme se pode observar na tabela seguinte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *