A diabetes é um dos problemas de saúde pública mais graves que afetam principalmente os países ditos desenvolvidos (mais informações sobre a diabetes neste post). Trata-se de uma doença silenciosa, caracterizada por uma incapacidade na utilização do açúcar por parte das células. Como consequência este tende a acumular-se no sangue, podendo originar consequências tão graves como cegueira, doenças cardiovasculares, insuficiência renal ou amputações. A diabetes é provocada por problemas na produção e/ou na atuação de uma hormona chamada insulina, que é a hormona responsável por aumentar a captação e utilização de glucose pelas células. Devido a isso, é frequente ouvir-se dizer que quem tem diabetes não pode comer alimentos com hidratos de carbono. Será mito, ou será verdade?
Não há dúvida que quem tem diabetes tem que ter cuidados redobrados com a alimentação. Um dos principais passa por um rigoroso controlo da ingestão de hidratos de carbono. Mas atenção que eu falo em controlo, e não em abolição. Ou seja, os diabéticos, tal como os não-diabéticos, devem ingerir hidratos de carbono, pois estes são um macronutriente fundamental para o nosso corpo, em especial para o cérebro e para os glóbulos vermelhos. No entanto, como os diabéticos não produzem insulina em quantidade suficiente, ou esta não atua corretamente, não devem ingerir quantidades elevadas de hidratos de carbono.
Os diabéticos podem e devem ingerir hidratos de carbono, mas em quantidades adequadas.
Portanto, os diabéticos não só podem como devem ingerir hidratos de carbono. No entanto, a quantidade ingerida deve ser previamente definida por um nutricionista ou por um endocrinologista, no sentido de evitar que haja um excesso de açúcar no sangue, que, no caso de um diabético, se trata de um problema de difícil resolução. Mas um diabético pode comer pão, arroz, massa ou batata. É fundamental os diabéticos cumprirem de forma escrupulosa as indicações que lhes são dadas, pois dessa forma vão conseguir lidar melhor com a doença que possuem e, consequentemente, vão ter muito melhor qualidade de vida.