A manga é uma das frutas tropicais mais consumidas no nosso país. O seu sabor e a sua doçura fazem dela uma verdadeira tentação para os amantes de fruta. Além disso, pode ser utilizada como ingrediente de muitas receitas, salgadas e doces, e pode ainda ser incluída em batidos e smoothies, pelo que motivos não faltam para se incluir esta deliciosa fruta num padrão alimentar variado e equilibrado. No entanto, há quem diga que quem quer perder peso não deve comer manga, pois trata-se de uma fruta muito calórica. Será mito, ou será verdade?
Quando se analisa as calorias existentes na manga, verifica-se que esta tem 59 calorias por 100g. Para ter um ponto de comparação, a maçã, que é considerada uma fruta quase “inofensiva”, e que acaba por ser normalmente a fruta mais consumida por quem quer perder peso, apresenta 62 calorias por 100g! Ou seja, na realidade a manga não é uma fruta muito calórica. Claro que o que importa considerar no final é a quantidade de fruta que se come, até porque tendencialmente a manga é uma fruta grande, mas se se comparar com outras frutas, a manga está claramente dentro da média em relação às suas calorias.
A manga contém 59 calorias por 100g, um valor que é semelhante ao de muitas outras frutas, incluindo a maçã.
Portanto, a manga não é uma fruta muito calórica. Isto significa que quem quer perder peso ou manter um peso baixo pode perfeitamente comer manga, da mesma forma que pode comer outras frutas. O importante mesmo é não ultrapassar as doses aconselhadas, seja de manga ou de outra fruta qualquer, pois é isso (e não as calorias por 100g) que podem fazer disparar as calorias consumidas. Em última instância o controlo das doses acaba por ser sempre o aspeto mais importante na gestão do consumo de calorias. Quanto à manga (e outras frutas tropicais), se alguém lhe disser que não deve comer, porque engorda muito, e que é preferível comer uma maçã, mostre-lhe estes dados, que seguramente vai ter um impacto significativo nessa pessoa. E desta forma está a ajudar a combater este mito tão enraizado na nossa população!