Alimentos

Espinafres: como consumir

Os espinafres são um hortícola notável (mais informações sobre os espinafres neste post), não apenas por causa da sua riqueza nutricional, mas também por causa do seu sabor, textura e beleza natural. Somando todas estas características, é fácil de perceber que se trata de um alimento com uma elevada versatilidade culinária, podendo ser consumido de muitas formas diferentes. Consequentemente, para a grande maioria das pessoas é bastante fácil encontrarem pelo menos algumas formas de consumo de espinafres que vão de encontro às suas preferências.


Quando escolher espinafres, opte pelos que apresentam uma cor verde intensa e escura. As folhas devem estar íntegras e com textura firme. A melhor forma de conservar os espinafres é no frigorífico, num recipiente hermeticamente fechado, para as folhas não amolecerem (aguentam cerca de 5 dias no frigorífico). As folhas devem ser muito bem lavadas, de forma a retirar terra ou outras sujidades que as mesmas devem apresentar. No entanto, esta lavagem apenas deve ocorrer na altura do seu consumo/utilização, para minimizar o risco de contaminação com fungos ou bactérias. Também de forma a manter a integridade e a textura dos espinafres, as folhas devem permanecer nos caules até serem preparadas ou consumidas.


Há também quem opte por congelar os espinafres. Nesse caso, as folhas devem ser previamente lavadas, pois após o descongelamento ficam muito amolecidas, e, consequentemente, não será tão fácil proceder à sua lavagem.

 

A melhor forma de conservar os espinafres é no frigorífico, num recipiente hermeticamente fechado.

 


A forma mais simples de consumir os espinafres é na forma crua. O seu sabor e a sua textura crocante fazem deles uma excelente opção para colocar em saladas, ou mesmo como recheio de sandes, wraps ou hambúrgueres. Podem ainda ser utilizados para preparar sopa, sendo neste caso de destacar o toque aveludado das suas folhas. Pode-se também cozer ou saltear os espinafres e servir como acompanhamento (ficam deliciosos apenas com um fio de azeite, alho e um pouco de sal!). Há ainda quem os utilize para preparar esparregado. Este é, na minha opinião, uma excelente opção de acompanhamento, pois combina um potencial calórico baixo com uma riqueza nutricional elevadíssima. É de destacar que estas formas de utilização de espinafres como acompanhamento se podem aplicar quer a pratos de carne, quer a pratos de peixe, pois os espinafres têm a capacidade de combinar muito bem com ambos os tipos de alimentos. É importante ter a noção de que uma grande parte do volume dos espinafres é água, pelo que quando estes são cozinhados o seu volume normalmente é reduzido para 25% do valor original. Deve ter esta situação em consideração na altura de ajustar as quantidades!


Nos últimos anos os batidos e smoothies verdes ganharam um destaque especial, sendo que os espinafres são um dos ingredientes mais frequentemente utilizados nesse tipo de bebidas. É também possível utilizar os espinafres para preparar um delicioso hummus verde. Além do ar exótico do resultado final, o seu sabor e a riqueza nutricional vão seguramente ficar a ganhar!


Por último, há ainda que opte por utilizações mais “ousadas” dos espinafres. Estou a falar, por exemplo, do célebre bolo de espinafres, ou então de panquecas, waffles, pão, etc. O resultado final fica sempre delicioso e a cor verde não deixa ninguém indiferente. E muitas vezes este tipo de receitas são a melhor forma de mostrar aos mais novos que é possível comer espinafres de muitas formas diferentes, e que, na realidade, estes são um alimento delicioso!

 

Os espinafres podem ser utilizados para preparar bolos, panquecas, waffles ou pão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *