Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Diospiro vs. Romã

O Outono é uma época do ano com uma beleza ímpar. Por todo o lado há tons de vermelho, laranja, amarelo e castanho, que transmitem uma sensação de conforto e de bem-estar difícil de descrever. Não é por isso surpreendente que algumas das frutas mais bonitas sejam exatamente desta estação do ano. Neste duelo vamos ter frente-a-frente duas delas. De um lado temos o irresistível diospiro (mais informações sobre o diospiro neste post), um a verdadeira tentação para muitas pessoas. Do outro temos a elegante romã (mais informações sobre a romã neste post), recheada de bagos que se assemelham a pequenas joias vermelhas. Quem sairá vencedor?

Que comece o combate…

 

 

Analisando a tabela, verifica-se que a romã é um pouco menos calórica, sobretudo porque apresenta menos hidratos de carbono, sendo ainda de destacar o seu teor em fibra significativamente mais elevado. Por outro lado, o diospiro não contém gordura e apresenta um pouco mais de proteína. Quanto às vitaminas, este contém mais vitamina A e vitamina B3, ao passo que o teor de vitamina B6, ácido fólico, C e E é superior na romã. Em relação aos minerais, apenas o sódio é mais abundante no diospiro, enquanto a romã possui mais potássio, cálcio, fósforo zinco e ferro.

 

Além de ser menos calórica, a romã possui uma composição me vitaminas e minerais mais rica do que o diospiro.

 

Portanto, a romã é a grande vencedora deste duelo. Não só é menos calórica, como também apresenta uma composição em fibra, vitaminas e minerais mais ricas do que o diospiro. Obviamente que o diospiro também tem algumas mais-valias, nomeadamente o seu elevado teor de vitamina A, mas neste duelo a romã acaba por se destacar mais. Independentemente do resultado final, ambas são frutas muito interessantes, que têm claramente lugar num padrão alimentar equilibrado e saudável. O ideal é ir mesmo variando o seu consumo, para poder tirar partido de tudo o que ambas as frutas lhe têm para oferecer, não apenas do ponto de vista nutricional, mas também ao nível do seu incrível sabor!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *