Os microvegetais são pequenas plantas comestíveis, cuja popularidade tem vindo a crescer significativamente nos últimos anos (mais informações sobre microvegatais neste post). Sendo plantas que se encontram ainda numa fase prematura do seu desenvolvimento, é normal que as suas propriedades sejam diferentes das correspondentes plantas adultas. Devido a isso, há várias vantagens associadas ao seu consumo, tais como:
1. Apresentam uma composição nutricional muito rica – Tradicionalmente, os microvegetais possuem uma composição nutricional muito rica, por dois motivos. Em primeiro lugar, porque são plantas que estão numa fase inicial do seu crescimento, e por isso devem conter todos os recursos necessários ao seu desenvolvimento. Em segundo lugar, porque além dos nutrientes, os microvegetais apresentam ainda um elevado teor de vários compostos bioativos, nomeadamente antioxidantes (mais informações sobre os antioxidantes neste post), de forma a estarem melhor preparados contras as agressões externas, e, consequentemente, conseguirem tornar-se plantas adultas. De facto, são vários os estudos científicos que têm vindo a demonstrar que os microvegetais podem apresentar um teor de compostos bioativos muito superior aos das correspondentes plantas adultas. Adicionalmente, como normalmente se consomem os microvegetais crus, consegue-se tirar melhor partido de toda a sua riqueza nutricional.
2. O seu sabor e textura são muito característicos – Como consequência de apresentarem uma composição nutricional muito rica, os microvegetais têm um sabor marcadamente diferente do das correspondentes plantas adultas. Isto significa que permitem novas combinações de sabores nas receitas onde forem utilizados. Além disso, as suas folhas e caules tenros e macios permitem acrescentar diferentes texturas ao resultado final.
3. Apresentam uma beleza notável – A presença de microvegetais no prato não deixa ninguém indiferente, pois além do sabor e da componente nutricional, os microvegetais conferem uma beleza incrível às receitas nas quais são incluídos.
Os microvegetais tendem a apresentar uma composição nutricional muito rica, quando comparados com as respetivas plantas adultas.
Por outro lado, parece-me igualmente importante destacar que o consumo de microvegetais não está isento de riscos, principalmente porque sendo plantas jovens e muito frágeis, a sua lavagem normalmente é efetuada de forma menos exaustiva do que se fossem plantas adultas. Consequentemente, o risco de poderem estar contaminadas com microorganismos , compostos químicos ou sujidade aumenta. Além disso, também é fundamental salvaguardar que as sementes utilizadas durante a germinação são de boa qualidade e que não se encontram contaminadas com fungos ou bactérias que podem posteriormente contaminar a planta. O mesmo tipo de cuidado deve aplicar-se também a todas as restantes condições de manutenção da planta, nomeadamente ao nível do substrato e da água utilizados. É, por isso, fundamental escolher um bom fornecedor de microvegetais, que respeite todas as condições de higiene, para se poder tirar partido de tudo o que de bom os microvegetais nos têm para oferecer!
O principal risco associado ao consumo de microvegetais é o risco de contaminação biológica ou química.