O pimento é um dos alimentos mais versáteis (mais informações sobre o pimento neste post), que tanto pode ser consumido cru, ou utilizado como ingrediente em deliciosas receitas (mais informações sobre como consumir pimento neste post). Além do seu aspeto e sabor, também apresenta uma composição nutricional muito interessante, sendo que o seu consumo tem vindo a ser associado a vários potenciais benefícios. Aqui ficam os principais:
1. É uma excelente fonte de vitamina C – A vitamina C (mais informações sobre a vitamina C neste post) desempenha várias funções muito importantes no nosso organismo. Além de ser um antioxidante poderoso (mais informações sobre os antioxidantes neste post), também é fundamental para o funcionamento do sistema imunitário, bem como para a produção de colagénio, que é uma proteína fundamental para a pela, tendões, cartilagens, ossos, etc.
2. É uma boa fonte de antioxidantes – Além de conter quantidades elevadas de vitamina C, o pimento apresenta ainda vários outros antioxidantes na sua composição, nomeadamente capsantina (particularmente abundante no pimento vermelho), violaxantina (particularmente abundante no pimento amarelo), luteína (particularmente abundante nos pimentos pouco maduros), quercetina e luteolina.
3. Contribui para a saúde dos olhos – Os pimentos, em particular quando não estão muito maduros, são ricos em dois antioxidantes muito importantes para a saúde dos olhos, que são a luteína e a zeaxantina. Estes antioxidantes parecem ter um papel protetor contra o envelhecimento ocular e, consequentemente, ajudam a prevenir a perda de visão associada ao envelhecimento, nomeadamente em casos de cataratas e degeneração macular. Adicionalmente, os pimentos são uma excelente fonte de vitamina A (mais informações sobre a vitamina A neste post), que é indispensável para o funcionamento dos olhos.
O pimento apresenta uma composição nutricional muito interessante, da qual se destaca o elevado teor em vitamina C e outros antioxidantes.
4. Ajuda a prevenir a anemia – A anemia é uma condição na qual há uma menor capacidade de transportar oxigénio no sangue, devido a problemas na quantidade e/ou funcionalidade dos glóbulos vermelhos. Uma das principais causas de anemia é a carência de ferro (mais informações sobre as carências de ferro neste post). Além de ser uma boa fonte deste mineral, o pimento fornece ainda grandes quantidades de vitamina C, que tem um papel muito importante na estimulação da absorção intestinal de ferro.
5. Ajuda a prevenir o cancro – Devido à sua riqueza em antioxidantes, fibra (mais informações sobre a fibra neste post), e alguns compostos com propriedades anti-inflamatórias, os pimentos contribuem para diminuir o risco de aparecimento de alguns tipos de cancro, nomeadamente da próstata, bexiga, colo do útero e pâncreas.
6. Ajuda a controlar o apetite – Os pimentos são um alimento muito pouco calórico, mas que aumentam a sensação de saciedade a quem os consome. Este efeito deve-se não apenas à fibra que contêm, mas também à mastigação dos mesmos e à associação que é feita do sabor do pimento com a ingestão de comida. Ou seja, permitem enganar o cérebro, dando uma falsa sensação de ingestão alimentar. Devido a isso, podem ajudar a estabilizar o apetite.
O consumo de pimento tem vindo a ser associado a uma diminuição do risco de anemia e de vários tipos de cancro.