Os microvegetais são pequenas plantas comestíveis, cuja popularidade tem vindo a crescer significativamente nos últimos anos (mais informações sobre microvegatais neste post). Sendo plantas que se encontram ainda numa fase prematura do seu desenvolvimento, é normal que as suas propriedades sejam diferentes das correspondentes plantas adultas. Devido a isso, há várias vantagens associadas ao seu consumo, tais como:
-
-
Duelo de Alimentos: Queijo Brie vs. Queijo Cheddar
O queijo é uma das grandes tentações alimentares para muitas pessoas. Por todo o mundo existem centenas e centenas de variedades, com sabores, texturas, cores e aparências muito distintas. Cada um tem as suas particularidades, que o tornam único e diferente de todos os outros. O duelo de hoje vai colocar frente-a-frente dois queijos que apesar de não serem Portugueses, são bastante consumidos no nosso país. De um lado, vindo diretamente de França, temos o queijo Brie. Do outro lado, proveniente de Inglaterra, temos o queijo Cheddar. Quem será que vai vencer?
-
Principais fontes alimentares de magnésio
O magnésio é um dos minerais mais abundantes no nosso corpo (mais informações sobre o magnésio neste post). Desempenha inúmeras funções muito importantes, sendo por isso fundamental assegurar que o mesmo se encontra dentro dos valores considerados normais (mais informações sobre o excesso e carência de magnésio neste post). De uma maneira geral, a biodisponibilidade do magnésio não é muito elevada (mais informações sobre biodisponibilidade de nutrientes neste post), rondando os 30-40% na maior parte dos padrões alimentares.
-
Análise Nutricional da Gastronomia Portuguesa: Cabrito Grelhado na Brasa
Ingredientes (5 doses): 2 pernas de cabrito ou 1 traseiro completo 1,5dL azeite 0,5dL vinagre 1 ramo de salsa Sal Pimenta
-
O consumo de soja e os níveis do “mau colesterol”…
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o colesterol é uma gordura indispensável para o correto funcionamento do nosso corpo, pois desempenha muitas funções importantes para o mesmo. De uma maneira geral, este encontra-se presente na corrente sanguínea sob duas formas de transporte diferentes: LDL, também chamado de “mau colesterol”, e HDL, também chamado de “bom colesterol” (mais informações sobre o bom e o mau colesterol neste post). Dito de uma forma simples, as LDL são consideradas “mau colesterol” porque se sabe que níveis elevados das mesmas estão associados a um aumento do risco de aterosclerose, que por sua vez é de longe a principal causa de doenças cardiovasculares. Devido…