Seja na sopa, salteados, ou como ingrediente de receitas, os combatentes deste duelo não passam despercebidos. Ambos têm uma aparência discreta, mas o seu sabor é inconfundível. De um lado temos o delicioso alho francês, e do outro o irresistível feijão verde. Quem será o grande vencedor?
Que comece o combate…
Analisando a tabela observa-se que o alho francês é menos calórico, pois contém menos hidratos de carbono. Já o feijão verde possui mais fibra e ligeiramente mais proteína. O alho francês apresenta uma maior riqueza ao nível das vitaminas, sendo de destacar a maior quantidade de vitamina A, B1, B6, ácido fólico, C e E. Quanto à vitamina B3, é mais abundante no feijão verde. O teor de sódio, fósforo e ferro é superior no alho francês, mas o feijão verde contém mais potássio, cálcio e magnésio.
Além de ser menos calórico, o alho francês apresenta uma composição em vitaminas mais interessante.
Portanto, o vencedor deste duelo é o alho francês. Além de ser menos calórico, contém uma riqueza em vitaminas superior ao feijão verde, que, por seu turno, apresenta uma composição em macronutrientes mais interessante. Quanto aos minerais, nenhum dos alimentos se destaca particularmente. Este duelo é um daqueles casos em que eu, se pudesse, atribua o título de vencedor aos dois intervenientes, pois ambos são muito ricos do ponto de vista nutricional, ao mesmo tempo que contêm poucas calorias. E o melhor de tudo é que ambos são hortícolas deliciosos. Ou seja, quer o alho francês quer o feijão verde, podem e devem fazer parte das rotinas alimentares de quem procura ter uma alimentação equilibrada e saudável.