Quem é que consegue resistir a umas sardinhas assada na brasa? Ou a uma picanha? Ou então a uns deliciosos pimentos? Os grelhados são uma forma extremamente saborosa de confecionar os alimentos. Além disso, é um método de confeção com reconhecidas vantagens nutricionais (mais informações sobre as vantagens dos grelhados neste post). No entanto, a utilização de temperaturas muito elevadas tem também riscos associados (mais informações sobre as desvantagens dos grelhados neste post). De forma a minimizar os riscos, há algumas estratégias que podem ser adotadas:
– Afastar o máximo possível os alimentos das chamas/brasas – Quanto maior for a distância dos alimentos à fonte de calor (chamas/brasas), menos elevada vai ser a temperatura a que os mesmos estão sujeitos. Consequentemente, a produção de compostos tóxicos será também menor.
– Manter a pele dos alimentos – Sempre que possível, a pele do peixe ou da carne deve ser mantida, pois vai funcionar como uma espécie de escudo, protegendo o interior das temperaturas muito elevadas e do fumo. Claro que neste caso o ideal é depois não consumir a pele, mesmo que esta esteja tostadinha.
– Fazer marinadas – As marinadas são uma forma muito eficaz não só de melhorar o sabor dos alimentos (mais informações sobre as marinadas neste post), mas também de melhorar as suas propriedades nutricionais, nomeadamente ao nível dos antioxidantes (mais informações sobre os antioxidantes neste post). Devido a isso, vão tornar os alimentos menos suscetíveis de sofrerem alterações devido à exposição a altas temperaturas.
Quando estiver a fazer grelhados, opte por afastar a comida das chamas, e, se possível, mantenha a pele dos alimentos.
– Utilizar ervas aromáticas e limão – A utilização de ervas aromáticas e de limão como tempero permite enriquecer a carne ou o peixe com antioxidantes que vão proteger o interior dos mesmos dos efeitos negativos das temperaturas elevadas.
– Ir regando a carne ou o peixe com molho – Preparar um molho (com pouca gordura), rico em limão, vinho, ervas aromáticas e/ou especiarias, e utilizar esse molho para regar constantemente a carne ou o peixe é uma excelente forma não apenas de melhorar o sabor e o teor de antioxidantes dos alimentos, mas também de arrefecer a superfície dos mesmos. Já agora, experimente fazer uma “vassoura” com uns ramos de ervas aromáticas, e utilize-a para espalhar o molho. Vai ver que o sabor fica incrível!
– Comer sempre hortícolas como acompanhamento – Os hortícolas devem marcar presença como acompanhamento em qualquer refeição. Mas no caso dos grelhados essa situação é ainda mais importante, pois a sua riqueza em antioxidantes acaba por conferir uma proteção adicional contra algumas das substâncias potencialmente perigosas que se formam nos alimentos grelhados e que acabam por ser ingeridas durante a refeição.
Prepare um molho com ervas aromáticas e limão e vá regando a comida com o mesmo, para a enriquecer nutricionalmente e para arrefecer a superfície.