Mito ou verdade

Mito ou Verdade: Pessoas magras não têm excesso de colesterol no sangue

A composição corporal e, mais concretamente, a gordura corporal, é algo que é muito valorizado a vários níveis. Além do impacto que pode ter a nível estético, também se sabe que do ponto de vista metabólico pode ter efeitos muitos significativos. Devido a isso, há muitas pessoas que acham que quando se é magro não se tem determinado tipo de problemas, como por exemplo, excesso de colesterol no sangue. Será que esta ideia está certa, ou será mito?


O colesterol é um tipo de lípido (gordura) muito importante para o nosso corpo, pois desempenha várias funções indispensáveis para o correto funcionamento de vários órgãos (mais informações sobre o colesterol neste post). Apesar de ser uma gordura, o colesterol não é utilizado como combustível pelas nossas células, ou seja, não nos fornece calorias. Portanto, o nosso corpo só utiliza/armazena colesterol se precisar dele, caso contrário, pode começar a acumular-se no sangue. Isto significa que se uma pessoa tiver uma alimentação descuidada e/ou um estilo de vida pouco saudável, pode acumular colesterol no sangue, independentemente de ser magro ou de ter excesso de peso. Além disso, há também várias doenças genéticas que levam a uma acumulação de colesterol no sangue, pois impede a sua utilização por parte das células.

 

Os níveis de colesterol no sangue são uma consequência de estilos de vida pouco saudáveis e/ou de problemas genéticos, independentemente da composição corporal das pessoas.

 


Portanto, a acumulação de colesterol no sangue depende de vários fatores. Um deles está relacionado com hábitos comportamentais (alimentação, exercício físico, …). Claro que sendo a obesidade também uma consequência de um estilo de vida pouco saudável, pode existir uma maior propensão para que estas pessoas possam apresentar colesterol em excesso no sangue, mas não é obrigatório que seja sempre assim, não havendo uma relação direta entre o peso de uma pessoa e os seus níveis de colesterol. Além disso, muitas vezes a acumulação do mesmo é uma consequência de problemas genéticos, o que pode fazer com que pessoas magras (e eventualmente com estilos de vida saudáveis) possam, de facto, ter excesso de colesterol no sangue.


Conclusão: MITO!

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *