• Nutrimentos

    Carência e excesso de vitamina D: o que pode acontecer

    A vitamina D é uma vitamina que desempenha várias funções muito importantes no nosso corpo (mais informações sobre a vitamina D neste post). Devido a isso, é fundamental garantir que a mesma se encontra dentro dos intervalos considerados normais, ou seja, que não esteja em defeito nem em excesso. Para isso, o melhor indicador dos níveis de vitamina D é a sua quantificação no sangue. Trata-se de uma análise comum, que já é frequentemente solicitada por muitos profissionais de saúde.

  • Nutrição geral

    O consumo de café e o risco de queda acidental…

    As quedas são um problema grave, principalmente para a população mais idosa. Estima-se que uma em cada três pessoas com idade superior a 65 anos caia pelo menos 1x/ano. As consequências associadas às quedas são muito variáveis, podendo levar “apenas” a escoriações e/ou hematomas, ou então a consequências mais graves como fraturas, incapacidade permanentes ou mesmo morte. Além disso, quedas sucessivas podem criar uma sensação de medo e, consequentemente, originar uma diminuição significativa da mobilidade/atividade física. Devido a isso, deve-se ter em atenção a prevenção das mesmas, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida e de saúde da população com mais idade.

  • Mito ou verdade

    Mito ou Verdade: Pessoas magras não têm excesso de colesterol no sangue

    A composição corporal e, mais concretamente, a gordura corporal, é algo que é muito valorizado a vários níveis. Além do impacto que pode ter a nível estético, também se sabe que do ponto de vista metabólico pode ter efeitos muitos significativos. Devido a isso, há muitas pessoas que acham que quando se é magro não se tem determinado tipo de problemas, como por exemplo, excesso de colesterol no sangue. Será que esta ideia está certa, ou será mito?