Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Melancia vs. Meloa

Para os amantes de fruta (que é o meu caso!), o Verão é uma das melhores épocas do ano. São tantas as opções diferentes, cada uma com o seu sabor, cor, doçura, enfim, não é mesmo fácil resistir às frutas de Verão! E com o tempo a aquecer, a procura por frutas mais refrescantes aumenta… Neste duelo vamos ter frente-a-frente duas das frutas mais sumarentas que existem, e que são verdadeiras estrelas nesta época do ano. De um lado temos a incrível melancia, do outro a fantástica meloa. Quem será que vai vencer?

Que comece o combate…

 

 

Analisando a tabela verifica-se que a meloa é ligeiramente menos calórica, pois contém menos hidratos de carbono. Além disso, o seu teor de fibra é um pouco mais elevado. Passando para as vitaminas, na meloa existe mais vitamina A, B3, ácido fólico e vitamina C. Também a quantidade de sódio, potássio, cálcio e fósforo é superior na meloa. Por outro lado, a melancia possui mais magnésio e zinco.

 

A meloa é menos calórica mas é mais rica em vitaminas e minerais.

 

Concluindo, a meloa é a grande vencedora deste duelo, pois a sua composição nutricional em macronutrientes, vitaminas e minerais é um pouco mais interessante do que a da melancia. No entanto, conforme dá para perceber na tabela, por vezes as diferenças são pequenas, ou seja, são na realidade duas frutas com bastantes semelhanças nutricionais. Já dizia o Rui Veloso, “muito mais é o que as une do que aquilo que as separa”… É de destacar que qualquer uma das frutas analisadas é muito pouco calórica, pois são maioritariamente compostas por água, e por isso são uma excelente opção para quem quer perder peso ou manter um peso baixo. Portanto, o importante é mesmo aproveitar esta altura do ano para saborear uma bela (e geladinha!) fatia de melancia ou meloa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *