Quando o tema são calorias, há um macronutriente (mais informações sobre os macronutrientes neste post) que é quase sempre destacado, pelos piores motivos – os hidratos de carbono! Curiosamente, apesar de serem muito mais calóricas, as gorduras não parecem ter uma popularidade tão negativa… (mais informações sobre as calorias dos hidratos de carbono e das gorduras neste post). E em relação às proteínas, o que será que se passa? Este macronutriente não costuma ser referido quando se fala em calorias, possivelmente porque para a maior parte das pessoas os hidratos de carbono são bem mais calóricos. Será que esta ideia está certa, ou será que mito?
Para analisar esta questão, vamos começar por olhar para a função e para as calorias de cada um dos macronutrientes. Os hidratos de carbono têm uma função essencialmente energética, ou seja, são utilizados como combustível para o nosso corpo realizar as suas atividades diárias. Fornecem 4 calorias/g. Apesar de as proteínas também poderem ser utilizadas como combustível, normalmente não são utilizadas com esse objetivo, funcionando preferencialmente como blocos de construção para a produção e renovação de tecidos no nosso corpo. No entanto, surpreendentemente, também fornecem 4 calorias/g!
Do ponto de vista energético, os hidratos de carbono e as proteínas fornecem a mesma quantidade de calorias: 4 calorias/g.
Ou seja, os hidratos de carbono e as proteínas fornecem exatamente a mesma quantidade de calorias, o que acredito que seja uma grande surpresa para muitas pessoas. No entanto, esta questão é mais complexa de analisar do que parece. Se por um lado os números não enganam, também me parece fundamental destacar não só o facto de as funções de ambos os macronutrientes serem diferentes, mas também um parâmetro que se chama o potencial termogénico dos alimentos/nutrientes, que é significativamente diferente entre hidratos de carbono e proteínas. Dito de uma forma simples, esse potencial entra em consideração com a quantidade de energia que o nosso corpo gasta durante a digestão dos mesmos. E este é um aspeto muito importante para o post de hoje, pois o efeito termogénico dos hidratos de cabrono é de apenas 5-10%, enquanto que o das proteínas é de 20-30%. O que é que isto significa na prática? Significa que o nosso corpo acaba por gastar mais calorias a digerir as proteínas do que os hidratos de carbono. Apesar disso, o seu potencial calórico, em valores absolutos é igual.