As fisális são uma fruta que não faz parte dos hábitos alimentares regulares da maior parte dos Portugueses (mais informações sobre as fisális neste post). No entanto, o seu sabor e beleza conferem-lhes uma elevada versatilidade culinária (mais informações sobre como consumir fisális neste post). Além disso, a sua composição nutricional muito interessante faz com que o consumo de fisális esteja associado a vários potenciais benefícios, nomeadamente:
1. São ricas em antioxidantes – Os antioxidantes são substâncias que protegem as nossas células contra agressões a que estão sujeitas (mais informações sobre os antioxidantes neste post). Além de conterem uma quantidade significativa de vitamina C (mais informações sobre a vitamina C neste post), também apresentam vários outros antioxidantes na sua composição, estando neste momento identificados mais de 30 antioxidantes diferentes nas fisális. Devido a isso, o consumo de fisális pode contribuir para atrasar o envelhecimento e prevenir o aparecimento de algumas doenças crónicas.
2. Têm potencial anti-inflamatório – As fisális contêm uma classe de substâncias, chamadas whithanolides, que apresentam potencial anti-inflamatório, pelo que o consumo desta fruta pode ser um aliado na prevenção de doenças nas quais haja a inflamação tenha um contributo important (diabetes tipo 2, aterosclerose, …).
As fisális apresentam na sua composição várias substâncias com potencial antioxidante e anti-inflamatório.
3. Contribuem para o correto funcionamento do sistema imunitário – O sistema imunitário (as nossas defesas), depende de muitos nutrientes para funcionar corretamente (mais informações sobre a relação entre a alimentação e o sistema imunitário neste post e neste post). Um desses nutrientes é a vitamina C, que é bastante abundante nas fisális.
4. Contribuem para o correto funcionamento do cérebro – O cérebro é a nossa central de comando, e por isso não é de estranhar que tenha um metabolismo particularmente ativo. Como consequência, tem uma maior probabilidade de produzir radicais livres e de sofrer as consequências negativas dos mesmos. Como as fisális são ricas em antioxidantes, contribuem para a proteção do cérebro contra esses radicais livres.
5. Contribuem para o correto funcionamento dos olhos – As fisális contêm doses significativas de beta-caroteno que, no nosso organismo, pode ser convertido em vitamina A (mais informações sobre a vitamina A neste post). Esta vitamina é indispensável para a função visual, pelo que o consumo de fisális pode contribuir para que o sentido da visão funcione corretamente. Além disso, contêm ainda luteína, um carotenoide igualmente importante para a visão.
6. Diminuem o risco de doenças cardiovasculares – O potencial antioxidante das fisális torna-as um potencial aliado contra doenças cardiovasculares, que são “só” a principal causa de morte nos países desenvolvidos.
O consumo de fisális contribui para o correto funcionamento do nosso corpo, nomeadamente do sistema imunitário, do cérebro e dos olhos.