Duelo de alimentos

Duelo de Alimentos: Pastel de feijão vs. Pastel de nata

O Duelo de Alimentos de hoje vai ser bem docinho, pois vai colocar frente a frente dois bolos muito consumidos em Portugal. Por fora têm bastantes semelhanças, pois são normalmente bolos individuais, com uma massa crocante a servir de “recipiente” para o recheio. Seja como snack ou como sobremesa, são duas opções deliciosamente irresistíveis… Um deles é o doce típico de Torres Vedras, e utiliza uma das classes de alimentos que eu mais gosto, que são as leguminosas. Estou a falar do fantástico Pastel de Feijão! O outro dispensa apresentações, pois é possivelmente o doce mais famoso de Portugal – o incrível Pastel de Nata, também conhecido como Pastel de Belém. Quem será que vai vencer?

Que comece o combate…

 

Analisando a tabela observa-se que o pastel de nata é menos calórico, apresentando menos hidratos de carbono e menos colesterol. Por outro lado, o pastel de feijão contém mais proteína, mais fibra e menos gordura. Em relação às vitaminas, o teor de vitamina B3 é mais elevado no pastel de nata, mas a quantidade de vitamina A, B2, ácido fólico, B12, D e E é superior no pastel de feijão. Quanto aos minerais, há mais sódio no pastel de nata, mas mais potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco no pastel de feijão.

 

Apesar de ser mais calórico, o pastel de feijão apresenta uma composição nutricional significativamente mais rica do que o pastel de nata.

 

Concluindo, o vencedor deste duelo é, sem grandes dúvidas, o pastel de feijão. Apesar de ser mais calórico e de, do ponto de vista de macronutrientes, não se destacar do pastel de nata, à medida que o duelo foi avançando começou a tornar-se evidente o seu desfecho. De facto, seja em relação às vitaminas ou às minerais, o pastel de feijão apresenta uma composição nutricional bem mais interessante do que o pastel de nata, vencendo claramente este duelo. O pastel de feijão contém dois ingredientes que justificam a sua maior riqueza nutricional, que são o feijão e a amêndoa. O primeiro pertence à família das leguminosas, e o segundo à família dos frutos oleaginosos (normalmente chamados de “frutos secos”. Qualquer uma destas classes de alimentos apresenta uma riqueza nutricional notável, pelo que a sua utilização em diversas receitas contribui para uma maior riqueza nutricional do resultado final. E a prova disso mesmo é o que acontece com o pastel de feijão. Claro que independentemente da composição nutricional, o pastel de feijão e o pastel de nata devem ser consumidos com moderação, devido às calorias que fornecem (apesar de não serem dos bolos mais calóricos). Um aspeto que me parece também muito relevante neste tipo de duelos é que são dois bolos com sabores e texturas muito diferentes, e por isso também se deve ter em consideração a preferência de cada pessoa na altura de escolher qual é que se vai consumir. Para terminar, gostaria de destacar que a Doçaria Portuguesa tem receitas fantásticas, e os combatentes deste duelo são bons exemplos disso mesmo. Ouve-se falar muito da Doçaria Francesa ou Austríaca, por exemplo, que são, de facto, muito boas, mas a nossa não lhes fica atrás!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *