Mito ou verdade

Mito ou Verdade: o leite magro é leite diluído

O leite é, por muitas razões, um dos temas mais discutidos na área da nutrição e alimentação. Há muita polémica acerca de se se deve ou não consumir este alimento, sendo que normalmente a esse nível as opiniões por vezes são bastante extremas. Não é sobre esse assunto que vou escrever hoje, ainda que assuma, sem problema nenhum, que sou um defensor (e consumidor diário!) de leite e derivados. Uma das ideias que se ouve dizer com alguma frequência é que o leite magro parece água e que não tem sabor. Devido a isso, há quem defenda que este é, na realidade, leite diluído. Será que esta ideia está certa ou será que é mais um mito?


Apesar de atualmente existirem muitas variedades diferentes de leite, há 3 versões que já estão no mercado há muitos anos: leite magro, meio-gordo e gordo. E se há uns anos quase toda a gente consumia leite meio-gordo, neste momento há cada vez mais consumidores que optam pela versão magra. Do ponto de vista de composição nutricional, o leite meio-gordo e o leite magro são quase iguais, com uma exceção: a quantidade de gordura. Na realidade, na produção de leite magro a gordura do leite é removida quase na totalidade, mas todos os seus outros nutrientes permanecem. Consequentemente, o leite magro torna-se menos calórico, mas igualmente nutritivo.

 

A única diferença significativa entre o leite magro e o leite meio-gordo é que o primeiro quase não contém gordura, mas é igualmente nutritivo.

 


Portanto, seja magro, meio-gordo, ou mesmo gordo, o leite apresenta uma composição nutricional idêntica, sendo em qualquer um dos casos um alimento muito nutritivo que deve ter lugar na alimentação diária da maior parte das pessoas. A grande diferença entre esses tipos de leite está apenas na gordura. Ou seja, o leite magro quase não tem gordura, mas todos os restantes nutrientes do leite permanecem no mesmo, não se tratando, por isso, de uma versão diluída. Devido a isso, de uma maneira geral, o consumo de leite magro é uma melhor opção do que leite meio-gordo, para a maior parte das pessoas.


Conclusão: MITO!

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *