As leguminosas são uma classe de alimentos fantástica por vários motivos. Em primeiro lugar, porque do ponto de vista nutricional são extremamente ricas. Em segundo lugar, porque são muito saborosas e têm uma textura incrível. Em terceiro lugar, porque de uma maneira geral são bastante baratas. Ou seja, são vários os motivos para que as leguminosas façam parte da alimentação diária de todos nós (aliás, é isso mesmo que nos diz a Roda dos Alimentos, que dedica à leguminosas uma das suas fatias). Seja na sopa, como acompanhamento ou ingrediente de receitas salgadas, ou mesmo em sobremesas, o consumo de leguminosas deve ser frequente. O duelo de hoje vai colocar frente a frente duas leguminosas diferentes, o feijão branco e as lentilhas.
Que comece o combate…
Analisando a tabela verifica-se que o feijão branco é menos calórico, principalmente porque contém menos hidratos de carbono, sendo também uma melhor fonte de fibra. Por outro lado, as lentilhas são mais ricas em proteína e apresentam uma menor quantidade de gordura. Existe mais ácido fólico e vitamina E no feijão branco, ao passo que o teor de vitamina A, B2, B3 e B6 é mais elevado nas lentilhas. Quanto aos minerais, o feijão possui mais sódio, potássio, cálcio e magnésio, mas os níveis de fósforo, ferro e zinco são superiores nas lentilhas.
O feijão é menos calórico, e possui uma maior quantidade de fibra e minerais, mas as lentilhas apresentam uma riqueza em vitaminas mais elevada.
Concluindo, este duelo termina com um empate. Apesar de o feijão ser menos calórico e mais rico em minerais, as lentilhas apresentam uma composição em vitaminas mais interessante, o que acaba por equilibrar o duelo. Confesso que este é um desfecho que me agrada particularmente, pois o que me parece mais importante destacar é que de uma maneira geral qualquer tipo de leguminosa é muito interessante nutricionalmente, sendo que as mesmas devem ser consumidas diariamente. A melhor forma de atingir esse objetivo é incluindo sempre leguminosas na sopa (e comer sempre sopa ao almoço e ao jantar, claro!), sendo que além disso pode e deve utilizar leguminosas em diferentes receitas. Numa altura em que globalmente há muito interesse no que se come, parece-me que as leguminosas ainda são bastante desvalorizadas por uma grande parte da população, e por isso está na altura de mudar essa situação, e de lhes dar todo o destaque que merecem!